Durante a cobertura especial sobre a morte de Pelé, realizada pelo Brasil Urgente (Band), Milton Neves ficou aos prantos ao comentar o assunto. “Vocês estão informando tudo errado”, disparou o jornalista. “O Pelé não morreu, o Pelé não morreu nada, ele não vai morrer nunca”, se exaltou.
Aparentemente, a produção do programa já estava ciente do estado emocional de Milton Neves. Antes de iniciar a conversa o apresentador, Joel Datena, avisa aos telespectadores: “Ele está em prantos, está extremamente entristecido e chocado, como nós também estamos”.
Enquanto relembrava como decidiu torcer para o Santos, time em que Pelé despontou como estrela do futebol, Milton se emocionou novamente. O apresentador tentou acalmá-lo e encerrar a conversa: “Você está em um momento de consternação”, disse antes de ser interrompido. “Ele não morreu nada!”, insistiu Milton Neves.
Lula
O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou, em postagem no Twitter, que “poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe” como Pelé. “Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatro cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: ‘Pelé'”, escreveu ele em homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o rei do Futebol, morto hoje, 29, aos 82 anos, vítima de um câncer de cólon.
Em sua publicação, Lula relembra o nome de outros craques do futebol também falecidos, ao mesmo tempo que exalta Pelé como o maior de todos. “Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona… Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé”, escreveu.
“Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol”, completou.
Lula também brincou e disse que sentia “raiva” de Pelé por sempre “massacrar o seu Corinthians”, seu time. “Mas, antes de tudo, eu o admirava. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira”, completou.
Messi, Mbappé, Cristiano Ronaldo, Zagallo:
O mundo do futebol presta homenagens a Pelé nesta quinta-feira após a confirmação de sua morte ao 82 anos em São Paulo. Craques do presente e do passado usam as redes sociais para enaltecer a história do Rei do Futebol e lamentar a morte.
Campeão do mundo com a seleção argentina no Catar, o craque Lionel Messi, do Paris Saint-Germain, publicou fotos ao lado de Pelé. Além dele, Cristiano Ronaldo, Kylian Mbappé e companheiros de Pelé na seleção, como Zagallo e Gerson, ou de Santos, casos de Pepe e Mengálvio, também deixaram suas palavras de conforto para a família e relembraram histórias com o Rei.
O português Cristiano Ronaldo publicou uma foto ao lado de Pelé e escreveu um longo texto sobre a relevância do Rei do Futebol para o esporte.
“Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhamos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”, escreveu Cristiano Ronaldo.
O francês Kylian Mbappé também prestou sua homenagem ao Rei. “O rei do futebol nos deixou, mas o seu legado jamais será esquecido”, escreveu o astro do PSG ao lado de uma foto com Pelé
Campeão do mundo em campo ao lado de Pelé e como técnico do Rei do Futebol, Mário Zagallo também deixou sua mensagem de despedida nas redes sociais. Zagallo relembra que escreveram juntos grandes histórias para o futebol brasileiro.
“Meu maior parceiro se foi e é com esse sorriso que guardarei você comigo. Amigo de tantas histórias, vitórias e títulos e que deixa um legado eterno e inesquecível. A pessoa que parou o mundo diversas vezes. A pessoa que fez da camisa 10 a mais respeitada. Um brasileiro que defendeu nosso País em todo o mundo. Hoje o mundo, chorando, para e se despede do maior de todos. Do Rei do Futebol. Obrigado por tudo, Pelé. Você é eterno Eu te amo”, publicou o perfil de Zagallo.
Gerson, campeão do mundo em 1970 ao lado de Pelé, publicou texto e um vídeo especial para se despedir do Rei. “Um Rei não morre, um rei apenas descansa. Tive a honra de jogar junto com o Pelé, e contra ele, também. Um verdadeiro gênio, dentre os poucos que conheci. Encantou o mundo com o seu futebol único, digno de todos os prêmios e troféus que conquistou durante a sua brilhante e inigualável trajetória, dentro do esporte”, escreveu Gerson.
“Hoje não é só o futebol que está de luto e sim o mundo todo. Agradeço a Deus por ter sido privilegiado em te conhecer como pessoa, de jogar e fazer uma linda história no futebol como você, meu grande amigo. Você estará sempre em minha memória e coração! A imagem que guardarei será de você sorrindo e feliz. Descanse em paz, Rei”, afirmou Mengálvio, que formou um dos maiores ataques do Santos com Pelé, Dorval, Coutinho e Pepe.
“O mundo inteiro sabia da gravidade da doença de Pelé. Mas nós, os mais chegados e íntimos, tínhamos a esperança que o quadro se revertesse e o rei da bola, o maior de todos, voltasse ao nosso contato com sorriso alegre e seu bom humor constante. Mas não foi possível. Pelé nos deixou e com ele a lembrança eterna do maior futebolista do todo e sempre. Descanse em paz, Rei Pelé, meu grande amigo. O futebol está de luto”, lamentou Pepe.
Ronaldo Fenômeno descreveu Pelé como único, genial, técnico, criativo, perfeito e inigualável. O ex-centroavante e pentacampeão mundial com a seleção brasileira afirmou que o talento do Rei é um manual para todos os jogadores de futebol. O senador Romário, vencedor da Copa do Mundo de 1994 com a seleção brasileira, fez diversos elogios a Pelé. Disse que o Rei “fez o mundo se curvar diante de seu talento”.
Zico também deu adeus ao grande nome do futebol verde e amarelo: “Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé, nos deixou hoje. O eterno camisa 10 foi e sempre será, um dos maiores ídolos do futebol mundial, uma inspiração para todas as gerações. Estará para sempre em nossos corações.”
“Foi uma honra dividir os gramados com você, Pelé! Obrigado por tudo, Rei”, escreveu o ídolo palmeirense Ademir da Guia, que travou grandes partidas com o Santos de Pelé. Clubes do mundo inteiro fizeram homenagens. O Napoli colocou Pelé de mãos dadas com Maradona e escreveu “eternos.”
“O futebol perdeu hoje o maior de sua história. E eu perdi um amigo único. O futebol será seu para sempre. Descanse em paz, Pelé”, fez sua última homenagem o ídolo alemão Franz Beckenbauer
Prestes a jogar no Brasil, o uruguaio Luis Suárez, em negociação com o Grêmio, também fez sua homenagem. “Seu legado será eterno. Descanse em paz, Rei. Muita força a sua família”, escreveu.
Obama, Hamilton, Nadal e outras personalidades exaltam Pelé
A notícia da morte de Pelé, Rei do Futebol e lenda do esporte mundial, correu rapidamente por todo o mundo e gerou reações emocionadas de personalidades de diferentes áreas de atuação, ligadas ou não ao esporte. O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi uma das pessoas públicas que usou as redes sociais para manifestar o seu respeito pelo ícone brasileiro.
“Pelé foi um dos maiores entre aqueles que jogaram o ‘jogo bonito’”, escreveu Obama. “E, como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas. Nossos pensamentos estão com sua família e todos que o amavam e admiravam”, escreveu o político.
Embora os EUA não estejam entre os países mais ligados ao futebol, Pelé encerrou sua carreira jogando no New York Cosmos e é um rosto famosíssimo no país norte-americano, assim como no resto do mundo. Até por isso, até a NASA, agência espacial americana, fez uma homenagem.
Em sua página oficial no Twitter, publicou a imagem de uma constelação com as cores da bandeira brasileira, acompanhada de um texto. “Nós lamentamos a passagem do lendário Pelé, conhecido por muitos como o rei do ‘jogo bonito’. Esta imagem de uma galáxia espiral na constelação Sculptor mostra as cores do Brasil”.
Ainda nos EUA, o Secretário de Estado do Governo Biden, Antony Blinken lamentou a perda de Pelé, a quem chamou de “uma verdadeira lenda”. “Não havia ninguém como ele. Mas ele também transcendeu o jogo e inspirou gerações dentro e fora do campo. Minhas condolências à sua família, amigos e compatriotas brasileiros”.
Manifestações também foram feitas por líderes de outros países, como o presidente francês Emmanuel Macron, um dos primeiros a publicar uma homenagem a Pelé no Twitter: “O Jogo. O Rei. A Eternidade”, escreveu. Presidente da Argentina, Alberto Fernández engrossou a lista de tributos. “Um dos melhores jogadores de futebol da História nos deixou. Lembraremos sempre daqueles anos em que Pelé deslumbrou o mundo com suas habilidades. Um grande abraço a sua família e ao povo brasileiro”.
A morte do Rei também repercutiu entre ícones internacionais do esporte, como o ex-velocista e empilhador de recordes Usain Bolt, que publicou uma foto ao lado de Pelé e escreveu: “Uma lenda do Esporte. Descanse em paz, Pelé”. O tenista Rafael Nadal, maior vencedor de Grand Slams da história, também prestou sua homenagem.
“Hoje se vai um gigante do esporte mundial. É um dia triste para o mundo do futebol, para o mundo do esporte, mas seu legado sempre estará conosco. Não o vi jogar, não tive tanta sorte, mas sempre me ensinaram e me disseram que ele era o Rei do Futebol Descansa em paz! Oh, Rei!”, escreveu o espanhol.
Lewis Hamilton, heptacampeão da Fórmula 1, foi outro a se manifestar rapidamente após a confirmação da morte do tricampeão mundial com a seleção brasileira e ídolo do Santos. “Perdemos uma lenda hoje. Obrigado por dividir conosco seu talento, sua genialidade e seu amor. O legado do Pelé vai nos inspirar para sempre”, disse o britânico.
A passagem do Rei do Futebol foi recebida gerou comoção entre artistas. Caso da atriz vencedora do Oscar Viola Davis, que disse: “Descanse em paz, Pelé, você foi o maior futebolista que já existiu! Orando pela sua família, obrigado pela sua bênção”. O ator Sylvester Stallone, que atuou ao lado de Pelé no filme “Fuga para a Vitória”, lançado em 1981, escreveu: “Pelé, o maior! Descanse em paz! Este era um bom homem”. (AE)