Um homem está usando o nome de uma facção criminosa para cobrar supostas dívidas de moradores no Conjunto Jardim Sideral, bairro do Parque Verde, em Belém. O Ver-o-Fato conversou com uma das vítimas, que contou que o sujeito foi até a residência dela no final da tarde da última terça-feira, 16, cobrando com ameaças uma falsa dívida no valor de 10 mil reais que teriam com o ‘Comando Vermelho’.
A moradora contou que ele chegou na casa dirigindo uma motocicleta do modelo biz, cor vermelha. O homem diz que queria falar com o morador chamado Júnior, que estaria devendo 10 mil reais para a facção criminosa.
O dono da residência respondeu que não havia nenhuma pessoa com esse nome morando na casa ou mesmo naquela rua. O golpista mudou a estratégia e passou a acusar o morador de ser quem ele estava procurando.
O golpista fez ameaças e disse que tem a foto da casa e do morador que deve o valor. Os moradores insistem dizendo que deve ser um engano e o homem pergunta se eles têm dinheiro na conta.
Ameaças de morte
Depois de algum tempo, com chegada de outros familiares dos moradores no local, o homem vai embora fazendo ameaças, dizendo que vai chamar quem o contratou para fazer o trabalho de cobrança, como se pistoleiro fosse.
A vítima diz que ele faz toda a ação com o uso do capacete, provavelmente para dificultar sua identificação. A família ficou assustada.
Outros relatos idênticos enviados ao Ver-o-Fato apontam pelo menos outros três casos também no Sideral, ocorridos ao longo desse mês. Em uma dos casos, o homem teria mostrado uma arma, chegando a ficar com o aparelho celular de uma moradora. Ele sempre finaliza a ação prometendo que vai voltar, deixando os moradores apavorados e com medo de denunciar.