Em sessão especial alusiva aos 200 anos da imprensa no Pará, a Câmara Municipal de Belém outorgou ontem à Academia Paraense de Jornalismo (APJ) a Medalha Brasão D’Armas de Belém, além do título de Honra ao Mérito aos integrantes da entidade. O evento foi uma iniciativa do presidente da casa, o vereador Zeca Pirão.
A presidente da APJ, Franssinete Florenzano, em nome dos membros da entidade, agradeceu a honraria, dizendo que a Câmara de Belém “sempre esteve muito próxima de nós, jornalistas, assim como a prefeitura”. Ela fez alusão ao prefeito Edmilson Rodrigues, presente à solenidade, assinalando que ele sempre “prestigiou os jornalistas e suas lutas”.
“A imprensa contribuiu com transformações profundas na história de Belém. Eu quero parabenizar os jornalistas e as jornalistas pela contribuição histórica e secular à democracia. O bom jornalismo se caracteriza pelo bom texto e a ética do profissional”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Além da grande homenageada, a APJ, participaram da sessão jornalistas e profissionais da comunicação que ajudaram a construir a história da imprensa no Estado, além de diversas representações da categoria como o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor Pará) e Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA).
O presidente do Sinjor, Vito Gemaque, afirmou na ocasião que “não há liberdade de expressão e de imprensa sem jornalista valorizado”.
“A função do exercício do jornalismo não é mero capricho. Ela está na constituição federal. Não existe democracia salubre sem o exercício pleno do jornalismo. É preciso defender a classe jornalística que nos serve todos os dias com informação de qualidade”, disse Mauro Vaz Júnior, integrante da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB Pará.
Ao final da sessão especial, ocorreu a entrega de diplomas de honra ao mérito a personalidades e profissionais da comunicação que contribuíram e contribuem para o exercício da imprensa na cidade de Belém. Entre os agraciados, o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues. (Do Ver-o-Fato, com informações da Agência Belém)