Moradores do Acará, Bujaru e Mocajuba, na região do Baixo Tocantins, nordeste paraense, fecharam a Alça Viária desde o começo da manhã desta segunda-feira, 18, protestando contra a instalação de aterros sanitários na região.
Com troncos de árvore, paus e pneus, eles bloqueiam as duas vias da estrada, à altura do KM 19. A polícia militar está no local e o trânsito ficou engarrafado para motoristas e carros pequenos que se deslocam para acesso aos municípios do Acará, Moju, Barcarena e outros que margeiam a antiga rodovia PA-150, que leva ao sul do estado, não podem passar..
Os manifestantes alegam que os aterros serão instalados em áreas de preservação ambiental de Mocajuba, Bujaru e do Acará. Eles pediam a presença das autoridades e prometem que só deixarão o local após o atendimento de suas reivindicações.
Entre as exigências da população, está a realização de um licenciamento ambiental paralelo, além da participação dos movimentos sociais e de um perito durante a análise da área proposta, bem como a participação no processo dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, do Instituto do Meio Ambiente (Ibama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), representantes das empresas e do consórcio, além da imprensa.
O clima é tenso, mas até agora a manifestação é pacífica.