Cinco homicídios, a maioria com características de execução, e uma morte suspeita, foram registrados por todo o Pará, em um espaço de 48 horas. Até o momento, apenas duas pessoas foram presas acusadas de dois desses crimes, enquanto a Polícia Civil tenta encontrar os outros suspeitos.
A morte suspeita foi do homem identificado como Herik Farias Souza, cujo corpo foi encontrado na manhã de domingo (23), dentro do freezer de uma escola, localizada na comunidade ribeirinha Vila Maricota, na zona rural de Porto de Moz, na Região do Xingu, sudoeste paraense.
De acordo com moradores, o homem havia participado de uma comemoração na comunidade, realizada na noite anterior, e até agora a Polícia Civil não sabe como ele foi parar dentro do freezer e só foi encontrado no dia seguinte, quase congelado.
A causa da morte ainda é desconhecida, mas uma das hipóteses é de que ele pode ter consumido muita bebida alcoólica e caído dentro do freezer, sem conseguir sair. O corpo foi encontrado, sem marcas de violência, por funcionários da escola, que funciona na comunidade ribeirinha, distante cerca de duas horas e meia de barco da sede da cidade.
Segundo a Polícia Civil, por causa da dificuldade de acesso à localidade, moradores foram orientados a levar o freezer fechado até à cidade, para que a perícia pudesse ser realizada por médicos credenciados. O cadáver desembarcou na cidade por volta de 23 horas de domingo.
Motorista de aplicativo
Também na manhã de domingo, o corpo do motorista de aplicativo, Tiago Silva Pereira, que estava desaparecido desde o dia 18 (terça-feira), foi encontrado carbonizado, na Rodovia BR 222, perto de uma aldeia indígena, no município de Bom Jesus do Tocantins, na Região Carajás, sudeste do Pará.
Um indígena avisou a Polícia Militar, que acionou a Polícia Civil e a Polícia Científica para dar início às investigações de homicídio. Segundo a polícia, Tiago Pereira estava desaparecido desde terça-feira (18), após sair de Marabá em um veículo Gol vermelho para fazer uma corrida até o município de Abel Figueiredo, a cerca de 92 km de distância.
O carro da vítima foi localizado abandonado perto de aldeias indígenas, na zona rural de Bom Jesus do Tocantins, a cerca de 60 km de Marabá. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou preso.
Facada mortal
Ainda na tarde de domingo, o homem identificado como Francisco Ferreira da Conceição, o “Catimba”, de 48 anos, foi assassinado com uma facada certeira no peito, após um encontro com o rival, José Ivan Lopes da Silva, de 43 anos, na Avenida Gaviões, no Bairro Liberdade, em Marabá.
Testemunhas disseram que o criminoso foi agarrado por populares quando tentava fugir e levou uma surra, escapando do linchamento por intervenção da Polícia Militar. O acusado foi inicialmente levado para o Hospital Municipal de Marabá e depois conduzido para a Delegacia da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por homicídio.
Na manhã de sábado, o corpo do jovem músico Michel das Graças Oliveira, de 24 anos, foi encontrado por populares com várias perfurações de faca, em um ramal da Vicinal Borba Gato, zona rural de Tailândia, na Região do Baixo Tocantins, nordeste do Estado.
Conforme a polícia, ele pode ter recebido cerca de 27 facadas, provavelmente de um agressor com muita raiva. A motivação do crime ainda é desconhecida, mas a suspeita é de que seja um crime passional.
A vítima não tinha passagem pela polícia e nem teria relação com o mundo do crime. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia Civil local.
Em Belterra, na Região do Baixo Amazonas, o jovem Ilan Victor Pimentel, de 20 anos, foi morto a tiros dentro de uma lanchonete, localizada na Estrada Quatro, no Bairro São Cristóvão, por dois atiradores desconhecidos, que estavam em uma motocicleta, também na tarde de domingo.
Segundo informações de testemunhas, os atiradores chegaram de moto e chamaram o rapaz, que estava no local com a namorada. A vítima percebeu que era uma cilada e tentou correr, mas o homem que estava na garupa da moto sacou uma arma e disparou contra o jovem, acertando a cabeça.
Conforme a polícia, Ilan Pimentel já havia escapado de duas tentativas de homicídio. Na noite do dia 29 de maio, ele foi esfaqueado após uma desavença com Cezarino Ribeiro de Miranda Neto, às proximidades da orla, em Santarém. Dois meses antes, ele sofreu um atentado à bala.
Em Moju, na Região do Baixo Tocantins, a polícia prendeu em flagrante, na madrugada de domingo, um casal acusado de matar a facada a jovem Roseane de Jesus Pereira, após uma confusão em um bar, localizado no Bairro Bela Vista, naquele cidade do nordeste paraense.
Os presos são Francisca Tamires Barbosa de Sousa e o companheiro dela, Tiago da Silva e Silva. A vítima era ex-companheira de Tiago. Os três se encontraram em uma bar e depois de uma discussão, Francisca matou Roseane com uma facada.