Depois de beber e arrumar confusão em um bar da comunidade Jacamim, no quilômetro 20 da rodovia PA-370, a Santarém-Curuá-Una, o jovem identificado como Gabriel Ferreira baleou um cliente, fugiu de motocicleta, mas foi perseguido, alcançado e linchado pelo homem baleado e pelos amigos dele.
O caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (16), em Santarém, na região do Baixo Amazonas, oeste paraense, quando todos os envolvidos na ocorrência estavam bebendo desde a noite anterior no local.
Segundo relatos de testemunhas, após começar uma discussão, Gabriel Ferreira baleou no braço Júnior Cardoso da Silva e depois fugiu de motocicleta, ocasião em que o homem baleado e os amigos dele começaram uma perseguição.
O homem em fuga foi alcançado, teve a moto derrubada e levou vários golpes de capacetes e pauladas na cabeça, morrendo antes da chegada de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Júnior Cardoso da Silva, que havia sido baleado no braço, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, onde foi localizado por policiais civis. Ele já tinha contra si mandado de prisão em aberto e foi preso para responder também por homicídio.
Um amigo dele, suspeito de participar do linchamento, também teria contra ele mandado de prisão em aberto.