Moradores das comunidades Curral Grande, Piracicaba, Entroncamento Boa Sorte e KM 35 da PA 254, em Monte Alegre, no oeste paraense, reclamam que as obras do posto de saúde estão paralisadas faz tempo. As de Curral Grande, por exemplo, há mais de 6 anos.
Os comunitários cobram da prefeitura de Monte Alegre a conclusão das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS), com a máxima urgência. Devido à demora muitos usuários do sistema SUS são prejudicados diariamente. Segundo eles, o governo municipal recebeu inclusive investimentos federais.
O abandono é visível e o mato alto tomou conta da parte externa do prédio, em Curral Grande. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde chegou a prometer a entrega do prédio para dezembro de 2017, mas até agora nada foi concluído. Ou seja, saiu prefeito, entrou prefeito e tudo continua do mesmo jeito.
Diante do descaso, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), acolheu a denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares de Monte Alegre (STTR), sobre a paralisação das obras nas UBS’s das comunidades Piracicaba, Curral Grande, Entroncamento Boa Sorte e KM 35 da PA 254.
Ajuizado pela 1ª Promotoria de Justiça de Monte Alegre, o procedimento N° 000810 -157/202, servirá para averiguar os recursos públicos utilizados, sendo a prefeitura de Monte Alegre obrigada a cumprir o prazo de no máximo vinte dias para responder aos esclarecimentos solicitados pelo fiscal da lei.
Essa omissão de governantes com o dinheiro público virou autêntico deboche. O MP precisa agir com mais rigor e enquadradar nos ditames da lei quem trata o povo com tanto desprezo e insensibilidade. Se houve desvio de recursos públicos e o dinheiro foi parar no bolso de alguém, o remédio para corrupção é a cadeia.
Ou será que é o ladrão quem vai prender o povo?