O retrato dentro de campo de um time que fez sua torcida acreditar no acesso até o começo da reta final. Foi só vexame. Hoje, melancólico, cedeu um empate em casa. A torcida protestou, com justa razão.
Já o adversário, o Vitória (BA) garantiu o seu acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Na última rodada dos quadrangulares de acesso da Série C, o Leão empatou com o Papão por 1 a 1, mas foi beneficiado pelo empate entre Figueirense (SC) e ABC (RN), no Orlando Scarpelli.
A semana de bastidores antes do duelo entre o Papão e o leão baiano foi movimentada. Isso porque, durante os últimos dias, foi especulada uma possível “mala branca” do Figueirense para o Paysandu-PA, já que o Figueira dependia de um tropeço dos visitantes para subir. O incentivo do Figueira, se confirmado teria sido de um milhão para que os paraenses segurassem o resultado diante dos rubro-negros. Foi só especulação.
Um episódio lamentável marcou os momentos os quais antecederam o duelo na Curuzu. Membros de torcidas organizadas as quais utilizam os símbolos de ambos os clubes entraram em conflito nos arredores do estádio, minutos antes da partida. Cenas compartilhadas nas redes sociais mostram confrontos na avenida Almirante Barroso, instantes antes da bola rolar.
FRACO…
Dentro de campo, o duelo no primeiro tempo foi morno. Mesmo jogando fora de casa, o Vitória buscou tomar mais as iniciativas nos primeiros minutos. Isso porque, para não depender de outros resultados, o rubro-negro precisava vencer para subir à Série B. O triunfo dos visitantes poderia começar a ser construído ainda nos minutos iniciais, mas um impedimento impediu.
Aos 9 minutos, Ewerton Páscoa mandou a bola para as redes em favor dos visitantes, mas a assistente Neuza Inês Back anulou o tento em decorrência de um impedimento. Pouco depois, a decisão foi confirmada pelo VAR. Depois disso, o Papão cresceu, mas só conseguiu chegar com perigo uma vez, a qual foi interceptada pelo goleiro Dalton.
PROTESTO
Irritados com a campanha do clube durante o quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, torcedores do Paysandu organizaram um protesto no intervalo da partida. Com um nariz de palhaço, um grande grupo protestou contra a atual gestão do clube, além de ter proferido gritos e críticas contra os atuais mandatários do Papão.
SEGUNDO TEMPO
Na volta dos vestiários, o duelo acelerou e o placar mudou. Melhor durante a primeira etapa, mas sem conseguir criar boas oportunidades de gol, o Paysandu finalmente conseguiu levar perigo. E, em uma de suas primeiras chegadas, abriu o marcador. Aos 15 minutos, após escanteio cobrado, Genílson aproveitou uma falha clamorosa do goleiro Dalton, dos visitantes, que bateu roupa e abriu o placar.
A vantagem do Papão, contudo, durou pouco: cinco minutos, para ser exato. Aos 20, Dionísio aproveitou bola cruzada por Alemão e, de fora da área, arriscou, mandando a bola para as redes e deixando tudo igual. O empate fez o duelo esfriar e ganhar ares de dramaticidade. Com o empate, o Leão seguia subindo, mas um gol no outro jogo poderia mudar tudo. Como o placar em Florianópolis não mudou, porém, o acesso foi garantido.
ACESSO CONFIRMADO
Com o empate entre Vitória e Paysandu, o Leão conquistou o seu acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Após um início de competição ruim, onde chegou a ser o lanterna do torneio, os rubro-negros engataram uma impressionante recuperação, se classificando na última rodada da primeira fase e garantindo a volta à Série B após serem rebaixados no ano passado. (Do Ver-o-Fato, com informações da Agência Futebol Interior)