O vereador de Igarapé-Açu José Janildo Sousa do Nascimento, denunciado pelo Ministério Público do Pará por prática de homicídio qualificado e tentativa de homicídio no trânsito, vai continuar na cadeia. Ele teve negado pelo Tribunal de Justiça do Pará, o pedido de liberdade em habeas corpus.
O crime foi cometido no dia 9 de agosto de 2020, quando o vereador retornava de um balneário e estava sob efeito de álcool. No caminho, o vereador atropelou Evandro Silva Gomes e a filha deste, de seis anos de idade, que caminhavam pela estrada da Vila Cury, na zona rural, a cerca de 13 km da sede de Igarapé-Açu.
O pai sofreu diversas fraturas, mas conseguiu sobreviver. Já a filha sofreu fratura craniana e faleceu no local. O crime ocorreu no dia em que se comemorava o Dia dos Pais.
O réu teve a prisão preventiva decretada pelo Juízo de Igarapé-Açu, uma vez que deixou o local sem prestar socorro às vítimas. Consta ainda no processo que o acusado estava com a habilitação vencida, além de possuir diversas multas aplicadas referentes ao veículo por excesso de velocidade.
A defesa do vereador alegou falta de fundamentação para a decretação e manutenção da prisão preventiva, mas os desembargadores da seção penal do TJPA mantiveram a medida restritiva de liberdade, considerando a necessidade de garantia da ordem pública, da instrução criminal e da aplicação da lei penal.
Discussion about this post