A respeito de denúncia feita ao Ver-o-Fato, no último dia 5, por uma usuária que é técnica de radiologia e recentemente precisou de atendimento na UPA da Marambaia, situada na rua Maravalho Belo, afirmando que o atendimento lá recebido foi “lixo”, a gestora da Unidade, a InSaúde, enviou ao portal os seguintes esclarecimentos:
” O InSaúde – Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde – responsável pela gestão do UPA Marambaia, da Cidade Belém-PA, esclarece ao site Ver-O-Fato sobre a matéria veiculada na qual é citada uma reclamação de atendimento de uma paciente da Unidade.
É extremamente importante pontuar que a Unidade utiliza o Protocolo de Manchester e também Protocolos Clínicos Assistenciais para identificar a gravidade de cada paciente para que, dessa forma, seja viabilizado o atendimento prioritário dos casos mais graves. A equipe de colaboradores tem como foco otimizar o atendimento ao paciente, sempre conferindo um manejo adequado por profissionais que zelam pelo cuidado e educação.
No dia 27 de Junho de 2021, data do provável atendimento citado na matéria, a Unidade efetuou 171 atendimentos no plantão 24h, com uma média de atendimento conforme as classificações de gravidade de 09min33ss para pacientes classificados em laranja, 16min21ss para os classificados em amarelo e 35min04ss para os pacientes classificados em verde.
Todos os dados de tempo foram coletados na Rede Bem Estar. Quanto ao apontamento feito pela matéria sobre supostas falhas e falta de transparência na gestão da UPA Marambaia, O InSaúde afirma que possui regulamentos de compras e de pessoal devidamente aprovados pela Secretaria Municipal de Saúde, além disso, todas as contratações estão no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal”.