Na última quinta-feira (19), O prefeito reeleito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB) foi diplomado e, logo após o evento, marcou presença na confraternização da equipe de gabinete do deputado estadual Bob Fllay (PRD).
Na confraternização, Daniel discursou brevemente por cerca de dois minutos e pela primeira vez falou publicamente que em 2026 disputará o governo do Estado “se Deus quiser”.
Aplaudido e ovacionado pelos participantes do evento, Daniel citou ainda que Bob Fllay terá todo o seu apoio na disputa pelo segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Estrategicamente, o prefeito fala em disputar o cargo de governador do Estado em uma semana turbulenta para Helder Barbalho (MDB), que sofre rejeição dos profissionais da educação nos quatro cantos do Pará, ampliando sua dificuldade em eleger ou pelo menos divulgar a sua candidata a sucessora, Hana Ghassan (MDB).
Caso renuncie ao cargo de prefeito em 2026, o vice-prefeito eleito Hugo Atayde (PSDB) assume a prefeitura de Ananindeua.
Por outro lado, o governador Helder Barbalho, hoje inimigo político de Daniel, deverá se afastar do cargo em março de 2026 para concorrer a uma vaga ao Senado, substituindo o pai e hoje senador, Jader Barbalho (MDB).