Evento é promovido pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas em parceria com o ICMBIO. Duas Unidades de Conservação no Pará participam da programação.
A Reserva Biológica do Rio Trombetas, no Pará, é a primeira unidade de conservação da Amazônia a sediar a temporada 2022 dos Encontro dos Saberes. A iniciativa, promovida pelo Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade (MPB), do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é um espaço de diálogo entre pesquisadores, monitores e gestores de unidades de conservação a respeito das experiências de cada um sobre a manutenção da biodiversidade local.
“Esses encontros funcionam como um espaço de troca entre diferentes atores sociais que atuam no monitoramento das unidades de conservação. A partir das informações adquiridas com essa troca, criamos um espaço de conversa onde diversas fontes de conhecimentos, e especialmente do conhecimento tradicional, dialogam e encaminham soluções a respeito da melhor forma de preservação desses territórios”, explica Leonardo Rodrigues, coordenador pedagógico do projeto MPB.
Leonardo afirma que a nova rodada dos Encontro dos Saberes tem gerado diversas expectativas entre os participantes, pois marca a retomada de uma agenda interrompida pela pandemia. “O retorno desses encontros reanima o processo de monitoramento nesses territórios e amplia a participação e o interesse de novos monitores e gestores das unidades de conservação na luta pela conservação da biodiversidade”.
Desde o início do projeto MPB, em 2014, o Instituto de Pesquisas Ecológicas já realizou oito encontros presenciais e dois seminários amplos envolvendo diversos parceiros da instituição como lideranças locais, gestores do ICMBio, monitores e pesquisadores.
Este ano estão previstos nove encontros presenciais em nove diferentes unidades de conservação. Destas, duas são no Pará. Além da REBIO do Rio Trombetas, os eventos serão realizados nas Reserva Extrativista (RESEX) do Cazumbá-Iracema, RESEX Baixo Juruá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Itatupã-Baquiá, Floresta Nacional Jamari, RESEX Rio Ouro Preto, RESEX Rio Unini, Parque Nacional do Jaú e Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Confira a agenda dos Encontros dos Saberes 2022
– REBIO Rio Trombetas (Pará): última semana de março
– RESEX Baixo Juruá:(Amazonas): 1º de abril
– RDS Itatupã-Baquiá (Pará): 8 de abril
– RESEX Rio Ouro Preto (Rondônia):19 de abril
– Floresta Nacional Jamari (Rondônia):22 de abril
– RESEX do Cazumbá-Iracema (Acre): 28 de abril
– RESEX Rio Unini (Amazonas): 1 de maio
– Parque Nacional do Jaú (Amazonas): 1 de junho– Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (Amapá): 10 de junho