Oposição avalia representar contra mandatário por propaganda eleitoral antecipada
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resolveu refundar o governo nesta quinta-feira (3) após a divulgação de uma pesquisa de opinião pública que aponta queda nos índices de desaprovação atingindo o nível recorde de mais de 50% que apontam a terceira administração do petista como ruim ou péssima.
Em evento para convidados, em ambiente controlado, no Palácio do Planalto, o presidente assinou decretos para antecipar o calendário de pagamento do 13º de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), anunciando feitos do governo e promessas, como se estivesse num palanque eleitoral.
O ato, que a oposição está chamando de “descarada propaganda antecipada paga com recursos públicos” pode resultar numa representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em última análise, pode impedir o registro da candidatura à reeleição do petista em 2026.
No evento “Brasil Dando a Volta por Cima” , organizado pelo governo para divulgar as ações nos dois anos de mandato do petista, o clima era início de governo. Segundo a apresentadora que explicou com o 13º salário dos aposentados e pensionistas será pado, a primeira parcela será depositada em abril e a segunda, em maio, o que se ouvia era uma claque cuidadosamente arranjada para comemorar o anúncio como se o Brasil tivesse vencido uma Copa do Mundo de Futebol.
Prestação de contas
Sob a justificativa que o evento era uma prestação de contas de meio de mandato, Lula disse que autorizou a ampliação do Minha Casa, Minha Vida que agora vai atender famílias com renda de até R$ 12 mil, com financiamentos em até 420 meses, taxa de juros competitiva e voltada para imóveis de até R$ 500 mil.
Outro destaque foi a antecipação do calendário do 13º de aposentados e pensionistas, com repasses entre abril e junho. A medida injetará R$ 73 bilhões na economia e beneficiará mais de 34,2 milhões de pessoas.
A novidade foi anúncio da Implantação da TV 3.0, que prevê a transição para o sistema de transmissão digital de última geração. E o lançamento de uma campanha publicitária com o mote “O Brasil é dos Brasileiros”.