Campeã sul-americana e pentacampeã do mundo na categoria, a seleção brasileira de Ramón Menezes não deu sorte no sorteio das chaves para o Mundial Sub-20, que será realizado na Argentina. A equipe nacional caiu na chave D, ao lado das fortes Itália e Nigéria, além da República Dominicana.
Quem se deu bem no sorteio foram as anfitriãs, que ganharam a vaga após substituir a Indonésia como país-sede e terão Usbequistão, Guatemala e Nova Zelândia no Grupo A. Contra rivais de menos tradição, a Argentina não deve ter problemas para avançar.
A República Dominicana foi a última rival enfrentada pelo Brasil em amistoso e o resultado foi de somente 1 a 0. A Itália vem de presença na semifinal nas duas últimas edições, enquanto Nigéria é uma das potências africanas nas categorias de base.
A convocação dos jogadores que defenderão o País ocorre daqui uma semana, para fase de treinos na Granja Comary. Ramón Menezes sofreu bastante para fechar o grupo para o Sul-Americano e também para os amistosos, com muitos clubes pedindo a desconvocação de seus atletas.
O palmeirense Endrick e o santista Marcos Leonardo eram nomes certos nas listas do treinador, que precisou abrir mão por causa da recusa do clubes em cedê-los à seleção sub-20. Não é certo, porém, que estejam na competição da Argentina, que começa no dia 20 de maio e se encerra em 11 de junho.
A estreia brasileira será diante da Itália, depois o time de Ramón Menezes encara os dominicanos, e encera a fase contra a Nigéria.
GRUPO A
Argentina
Usbequistão
Guatemala
Nova Zelândia
GRUPO B
Estados unidos
Equador
Fiji
Eslováquia
GRUPO C
Senegal
Japão
Israel
Colômbia
GRUPO D
Itália
Brasil
Nigéria
República Dominicana
GRUPO E
Uruguai
Iraque
Inglaterra
Tunísia
GRUPO F
França
Coreia do Sul
Gâmbia
Honduras
(AE)