A rodovia PA-136, que liga Castanhal a algumas praias do litoral atlântico, foi bloqueada ontem por dezenas de moradores da cidade de São João da Ponta, provocando um longo engarrafamento que durou algumas horas e causou intenso transtorno aos motoristas e à população local.
De acordo com manifestantes, o protesto foi contra o descaso do prefeito Floriano de Jesus Coelho (MDB), o “Pastor Floriano”, e da filha dele, Thays Coelho, secretária municipal de Educação, com o transporte escolar e com a merenda dos alunos, que não estariam sendo fornecidos adequadamente.
Além do mais, disseram os manifestantes, as aulas foram suspensas pela secretária de Educação, na última terça-feira (18), após uma denúncia de que o transporte escolar de crianças e adolescentes estava sendo feito por uma caçamba, sem a mínima segurança.
Pais e mães de aluno reclamaram que o prefeito do município, localizado na Região do Guamá, nordeste paraense, não toma providências diante da situação crítica provocada, inclusive, pela filha dele, titular da Secretaria de Educação. Eles também denunciaram nepotismo e pediram a intervenção do Ministério Público.
Na manhã desta quinta, moradores locais montaram uma barricada com pneus e madeira e bloquearam a rodovia na altura da comunidade de Vila Nova. A Polícia Militar foi acionada e negociou com os manifestantes, que só liberaram a estrada após algumas horas.
Suspensão da aulas
As aulas foram suspensas em São João da Ponta na última terça-feira e a Secretaria de Educação, em nota, se comprometeu em retorná-las no próximo dia 24 (segunda-feira), com transporte normalizado. Além do transporte, alunos também reclamaram da falta de merenda, principalmente nas escolas da zona rural.