Uma mulher de 37 anos foi morta a facadas pelo companheiro, na tarde desta terça-feira (10), em plena via pública em um bairro de Belo Horizonte (MG). O crime ocorreu diante dos filhos do casal. Katy Emanuela da Costa não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O assassino, Marcus Vinícius Lopes, de 30 anos, foi preso em flagrante por policiais militares. O filho adolescente do casal, de 13 anos, também foi atingido durante o ataque, sofrendo ferimentos leves no braço. Ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nordeste e já recebeu alta.
De acordo com a Polícia Militar, ao chegarem ao local, encontraram Katy já sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito. Testemunhas relataram que o homem espancou a mulher antes de desferir os golpes fatais. Após o crime, ele teria sido visto andando pelas ruas e gritando que havia matado a esposa.
Marcus foi preso na porta da casa da família, com manchas de sangue nas roupas. Segundo a PM, ele tentou resistir à prisão atirando garrafas de cerveja contra os policiais. O sargento Oséias Jeremias afirmou:
“Possivelmente, essas agressões começaram no interior da residência, porque as pessoas ouviram gritos lá. Depois, viram essa mulher correndo em via pública, viram ele correndo atrás dela, presenciaram ele desferindo golpes de faca contra ela. As pessoas tentaram intervir arremessando objetos contra ele, não tiveram êxito.”
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a mulher é morta a facadas em plena via publica. As imagens são chocantes.
História de violência
A vítima possuía uma medida protetiva contra Marcus Vinícius, com quem tinha sete filhos. Ela também era mãe de um outro filho de um relacionamento anterior. O suspeito confessou à polícia que atacou Katy após visualizar mensagens e vídeos no celular dela que, segundo ele, sugeriam uma traição.
Marcus admitiu que as agressões começaram dentro da residência. Ele esfaqueou a mulher ainda dentro da casa, e Katy tentou escapar correndo para a rua. A PM informou que duas facas utilizadas no crime foram apreendidas, uma dentro da casa e outra próxima ao corpo da vítima. Um facão também foi encontrado perto da residência.
Repercussões
Após o crime, populares agrediram o assassino, que sofreu ferimentos leves nas pernas e braços. Ele foi encaminhado a um hospitalo Hospital Odilon Behrens antes de ser levado à delegacia. Em nota, a Polícia Civil informou que a prisão em flagrante foi ratificada por feminicídio e tentativa de homicídio contra o adolescente.
O corpo de Katy foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, e a perícia esteve no local para coletar provas. O caso está sendo tratado como feminicídio, mais um episódio de violência doméstica que escancara a necessidade urgente de proteção às mulheres.
Do Ver-o-Fato, com informações de G1 Minas Gerais e Portal R7.