Em uma Belém entregue aos bandidos, que matam, assaltam, roubam e agridem impunemente, sair às ruas durante a noite – pior ainda, na madrugada – é correr enorme risco. Até de não voltar vivo para casa. A insegurança está em toda parte, apesar da grotesca manipulação de informações junto à mídia do governo Helder, que vende aos incautos números fantasiosos de diminuição da violência.
Que se preparem os eleitores, nesta época de campanha eleitoral já escancarada e sob o beneplácito – ou braços cruzados – do fiscal da lei eleitoral, porque as mentiras governamentais serão intensificadas. Sem tremer ou corar a cara de pau.
Durante a noite de ontem, 2, no bairro do Umarizal, câmeras de segurança registraram o assalto contra um jovem. O rapaz caminhava pela rua quando duas motos, com quatro bandidos armados, o encurralaram. Ele não teve para onde correr e se o fizesse poderia ser morto.
Sem outra alternativa, os assaltantes tomaram tudo da vítima. Menos a carteira com documentos, que ele ao pressentir o perigo atirou para dentro de um prédio onde está localizado o edifício Maison Laffite, já na rua Domingos Marreiros.
Consumado o assalto, os bandidos sairam da cena como entraram: na maior tranquilidade. Talvez a vítima nem tenha registrado queixa na polícia. Fato comum nesse tipo de crime. As vítimas nem perdem mais tempo em procurar uma polícia inerte, até porque, quando cai a noite, nenhuma delegacia fica aberta.
Para quê? Para ser também assaltada? Triste e inseguro Pará.
VEJA AS IMAGENS DO ASSALTO