Os três ocupantes do helicóptero que estava desaparecido desde quarta-feira numa das regiões mais isoladas da Amazónia, no interior do estado do Amapá, extremo norte do Brasil, foram localizados este sábado com vida. A informação foi confirmada pelo capitão Muller Bryan, subcomandante do Grupo Tático Aéreo.
A localização dos sobreviventes foi feita pela manhã, mas várias horas depois, na tarde deste sábado, começaram a ser resgatados. Havia muita dificuldade de se chegar até ao local onde estão. Aquele ponto é de floresta cerrada, densa e muito alta, longe de qualquer vila ou povoado, dificultando tanto o acesso a pé quanto até mesmo o pouso de um helicóptero.
Na aeronave estavam o piloto, tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas, o engenheiro José Francisco Ferreira, que trabalha para a Funai ( Fundação Nacional do Índio), e o mecânico Gabriel Assis Serra. Ainda não se sabia ao certo o estado de saúde dos sobreviventes após quase quatro dias perdidos na selva, sabendo-se somente, mas já é extremamente importante, que todos estão vivos.
A Força Aérea Brasileira (FAB) acionou a aeronave H-36 Caracal, que estava em Tiriós para auxiliar nas buscas. Foi essas aeronave que fez o resgate dos 3 desaparecidos os transportou para Macapá, onde já se encontram
O helicóptero, que pertence à empresa Sagres e estava ao serviço do DSEI ( Distrito Sanitário Especial Indígena), ligado à Funai, Saiu quarta-feira da base Bona, na aldeia Maritepu, localizada no Parque Indígena Tumucumaque, no norte do estado do Pará. O destino era a cidade de Macapá, capital do estado do Amapá, incrustado numa das regiões mais remotas da floresta amazónica, mas desapareceu no caminho ainda não se sabe por que razão.
Em nota, o governo do Amapá afirmou que “dará todo o suporte necessário para que os tripulantes sejam amparados, garantindo o bem-estar e segurança”.
Eles faziam inspeção de pistas de pouso na região do Parque do Tumucumaque, lado leste Rio Paru D’Este, e decolou do polo base Bona, na aldeia Maritepu, às 12h, e deveria ter chegado a Macapá às 14h de quarta.
“A nossa felicidade neste sábado é saber que todos estão bem, estão com vida, tranquilizando os familiares dos três tripulantes”, informou, em nota, o governador do Amapá, Clécio Luiz. Uma aeronave do Gaesp, do governo do Pará, foi deslocada para a região e ajudou nas buscas e resgate dos desaparecidos.
VEJA O VÍDEO DA CHEGADA DOS 3 RESGATADOS
AS BUSCAS E O MOMENTO DA LOCALIZAÇÃO DO HELICÓPTERO