Um helicóptero turístico caiu no Rio Hudson na tarde desta quinta-feira (10), matando seis pessoas, entre elas duas crianças e Agustín Escobar, executivo da Siemens na Espanha. A tragédia ocorreu por volta das 15h17 (horário local), nas proximidades da West Side Highway, ao sul de Manhattan, segundo autoridades.
A aeronave havia decolado do heliporto de Manhattan às 14h59, com destino a uma rota panorâmica comum: contornar a Estátua da Liberdade, subir ao longo do Rio Hudson até a Ponte George Washington e retornar em direção ao sul. Cerca de 16 minutos após a decolagem, o helicóptero perdeu o controle e caiu na água, de cabeça para baixo, perto do Parque Pier A, em Hoboken, Nova Jersey.
Testemunhas relataram cenas dramáticas no momento do acidente. De acordo com a CNN e a Associated Press, vídeos mostram a aeronave girando de forma descontrolada, com partes se desprendendo no ar. “Vi a hélice se separar e continuar girando sozinha. O helicóptero estava com o nariz para baixo”, relatou Sarah Jane Raymond Ryer, que presenciou a queda. Bruce Wall, outra testemunha, afirmou que o helicóptero “caía aos pedaços”.
A bordo estavam seis pessoas: o piloto, ainda não identificado, e cinco passageiros da mesma família — entre eles, três crianças. A família, de origem espanhola, estava visitando a cidade. Quatro pessoas morreram no local e duas foram levadas ao hospital, mas não resistiram. As crianças foram encaminhadas ao Centro Médico de Jersey City, onde foram declaradas mortas.
Agustín Escobar, 49 anos, era CEO de Infraestrutura Ferroviária da Siemens Mobility na Espanha. Em nota, a empresa lamentou a perda e prestou solidariedade à família. “Estamos profundamente tristes com o trágico acidente de helicóptero. Nossas sinceras condolências a todos os seus entes queridos”, afirmou um porta-voz. O prefeito de Nova York, Eric Adams, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também se pronunciaram sobre a tragédia.
A causa do acidente ainda é desconhecida. Segundo a comissária da Polícia de Nova York, Jessica Tisch, a visibilidade era boa no momento da queda, apesar do tempo nublado e dos ventos com rajadas de até 40 km/h. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) já iniciou a investigação.
Vídeos postados nas redes sociais mostram o helicóptero submerso, virado para baixo nas águas geladas do Hudson. A fuselagem foi resgatada na noite de quinta-feira, mas as operações de mergulho continuam nesta sexta-feira (11) em busca de mais destroços e informações que possam esclarecer o acidente.
Com informações e G1 e CNN