O direito da acessibilidade e mobilidade urbana estariam sendo negados pela empresa Belém-Rio nas linhas que fazem itinerários no bairro do Tenoné, em Belém. É o que mostra em vídeo um morador do bairro, identificado como Davi, que tenta ter acesso aos ônibus, mas diariamente passa por humilhação para conseguir ter direito ao transporte.
Ele e sua esposa denunciam em vídeo que os elevadores dos veículos não funcionam e dependem da ajuda de outros passageiros ou do motorista para conseguir subir no ônibus, mas nem sempre os rodoviários se dispõem a ajudar, como foi o caso no flagrante da imagem disponibilizada.
Os direitos das pessoas com deficiência seriam constantemente negados por essa empresa de ônibus. Quando reclamam, o casal costuma ouvir que é preciso correr atrás de seus direitos. Então, como forma de desabafo e denúncia, gravaram o vídeo que mostra a esposa discutindo com o motorista que teria se negado em ajudar o homem na cadeira de rodas a subir.
No Distrito de Outeiro, a empresa Transcap recebeu suspensão de 60 dias após falhar na operação do serviço de transporte público. A população aprovou, mas nas redes sociais cobrava que a prefeitura desse o mesmo tratamento para as demais empresas, como a Belém-Rio, que há tempos é alvo de críticas dos usuários de diversos bairro da capital.
Veja o vídeo: