Na tarde desta quarta-feira, dia 20, mais um policial militar do Pará foi alvo de um atentado, desta vez no bairro do Bengui, em Belém. O sargento Sarmanho, da Polícia Milita, relata em um vídeo e áudio enviados ao portal Ver-o-Fato que, ao chegar em sua residência, foi surpreendido por dois indivíduos, um deles armado.
Segundo Sarmanho, os agressores dispararam cerca de vinte tiros contra ele, sendo que dois atingiram o militar, no braço e perna. Imagens de vídeo mostram dois homens passando em bicicleta, mais adiante eles saltam e um dos bandidos desfere vários tiros, enquanto o sargento corre e chega a cair duas vezes na rua.
Uma mulher, que está ao lado da casa do militar, que antes dos tiros conversava com Sarmanho, juntamente com outra pessoa, fica apavorada e entra no carro estacionado para se proteger dos tiros.
Os autores do ataque são suspeitos de pertencerem a uma facção criminosa atuante na região. No áudio enviado, Sarmanho pede ajuda aos colegas militares, informando que os criminosos fugiram pulando o muro da área do Infraero. Ferido no braço, o sargento foi levado ao Hospital Metropolitano.
Esse episódio reforça a insegurança enfrentada pelos policiais militares no Pará, colocando o estado em segundo lugar no Brasil em número de mortes em confrontos ou atentados praticados por facções criminosas. A vulnerabilidade desses profissionais evidencia a gravidade da situação enfrentada no combate à criminalidade na região.
Pedido de apoio da PM
“”Atentos viaturas aí da área, aqui do Benguí. Eu vinha chegando em casa agora, elementos deram mais ou menos 20 tiros em cima de mim. Mas eles não acertaram, só no meu braço. Confirma aí um apoio, sargento Sarmanho. Um está de camisa verde e calça comprida. O outro não deu para ver, mas eles pularam o muro para dentro do Infraero.”, diz o militar no áudio.
VEJA O VÍDEO: