No dia 7 de setembro de 1997 – menos de um mês após conceder uma bombástica entrevista aos editores da revista UFO, Ademar Gevaerd e Marco Antônio Petit -, o então coronel reforma da Aeronáutica, Uirangê Holanda fez sua única palestra, tratando exclusivamente da Operação Prato, a maior investigação militar realizada no mundo para apurar ataques de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) em municípios da região nordeste do Pará.
Dois meses depois dessa palestra de Holanda, promovida pela Associação Fluminense de Estudos Ufológicos e realizada no auditório do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), no Rio de Janeiro, ele apareceu morto na casa onde residia, em Cabo Frio.
Holanda teria se suicidado, tese até hoje contestada por algumas pessoas que o conheciam, enquanto outras garantem que o coronel sofria de depressão e, em vista disso, teria tirado a própria vida, enforcando-se no quarto onde dormia.
Essa palestra dele no Ibam foi gravada em VHS em 1997, mas era dada como perdida até que ontem, 25, em uma postagem no Facebook, o ufólogo carioca Arthur Sérgio Neto comemora a localização da fita, o que pode se constituir como um dos documentos em vídeo mais importantes da Ufologia nacional, só comparada à histórica entrevista de Holanda à revista UFO. A fita estava dentro de uma caixa de papelão ao lado de outras fitas.
“Procuramos tanto isso e estava em lugar que jamais imaginamos”, disse ele. Arthur Sérgio Neto, procurado pelo Ver-o-Fato ainda durante a noite de ontem, manifestou grande alegria por ter encontrado a gravação, adiantando que o áudio com a voz do coronel, durante a palestra, “está ruim”. Nada, porém, que não possa ser resolvido com um tratamento de limpeza da fita e sua conversão ao modo digital.
Há inclusive, no mercado, softwares que recuperam gravações com problemas de imagens e som, restabelecendo a nitidez. Arthur Neto reconhece a extrema importância dessa gravação para a Ufologia não apenas brasileira, como também mundial, prometendo divulgá-la aos interessados.
Responsável pela palestra até hoje inédita de Holanda, proferida para um público restrito, o ufólogo e escritor Marco Antônio Petit, afirmou ao Ver-o-Fato que tudo está sendo feito para que a gravação seja divulgada após a finalização do trabalho de recuperação de som e imagem.
“Nós gravamos toda a palestra com uma câmera postada no fundo do auditório, mas tudo o que o Holanda diz pode ser facilmente ouvido”, adiantou Petit.
Petit revelou ainda que ao final da palestra, que conta com perguntas do público e respostas de Holanda sobre os fatos por ele relatados sobre o que ocorreu no Pará, em 1977, durante as aparições das luzes e as investigações feitas pelos militares da Operação Prato, o próprio ufólogo realizou uma entrevista com o coronel da Aeronáutica ainda no local do evento. “Tudo está nessa gravação”, resumiu o ufólogo.
Que tudo seja revelado, mesmo 24 anos depois. Afinal, só é novo o que está esquecido. Ou perdido em alguma gaveta do tempo.
A fita encontrada, no vídeo: