O UFC 258 acontece neste sábado (13) em Las Vegas, nos Estados Unidos. Será o primeiro evento do ano, em que um brasileiro terá a chance de se tornar campeão do Ultimate. Gilbert Durinho pode ser o primeiro atleta do país campeão na categoria dos meio-médios (até 77,1 kg).
Durinho não será o único brasileiro no evento, o Brasil será representado por mais 3 atletas: Rodolfo Vieira (peso-médio até 83,9 Kg), Dhiego Lima (peso meio-médio até 77,1 Kg) e a paraense de São Geraldo do Araguaia, Polyana Viana (peso-mosca até 56,7 Kg).
Rodolfo, que é natural do Rio de Janeiro, é um craque no jiu jitsu e tem em suas conquistas: quatro títulos mundiais de Jiu Jitsu e sete vezes campeão da Copa do Mundo. A fera dos médios, enfrenta o americano Anthony Hernandez, que em sua ultima aparição no octógono foi nocauteado por Kevin Holland.
Uma das esperanças de cinturão no Brasil, também na categoria dos meio-medios, é Dhiego Lima, que vem de 3 vitórias seguidas na organização. O Goiano busca dar sequência à boa fase no confronto com o norte-americano, de origem palestina, Belal Muhammad, que venceu sete de seus últimos oito compromissos no Octógono.
Já a talentosa paraense Polyana Viana, oriunda do JJB (brazilian jiu-jitsu), grappling de carteirinha, tenta emplacar sua segunda vitória seguida na organização. Polyana, tem um confronto com a norte-americana Mallory Martin, que ainda busca ser constante na organização. A americana tem 7 vitória e 3 derrotas no ultimate.
A grande luta
O carioca Gilbert Alexander Burns, o “Durinho”, de 34 anos, três vezes Campeão Mundial de Jiu-Jítsu, apareceu no UFC em 2012. Burns foi escolhido pelo lutador Vitor Belfort para ser o técnico de luta agarrada da Equipe Vitor, na primeira temporada do The Ultimate Fighter Brasil, em 2012.
Sua estréia como lutador do UFC foi em 2014, quando venceu por decisão unanime o sueco Andreas Stahl.
Vai ser um “lutão”. Durinho enfrentará o atual detentor do cinturão da categoria, o campeão Kamaru Usman “O Pesadelo Nigeriano”. Usman já é considerado uma “lenda” do esporte. O nigeriano simplesmente “varreu” a categoria dos meio médios e venceu nomes como: Jorge Masvidal, Colby Covington, Demian Maia; e os ex-campeões Tyron Woodley e o brasileiro Rafael dos Anjos.
Outro ponto importante neste confronto é que o Brasileiro e o Nigeriano são ex- companheiros de treino, se conhecem muito bem, aumentando ainda mais a rivalidade. Durinho, sem dúvidas, fará a “Luta da Carreira” neste sábado, podendo entrar para o “Hall da fama” deste esporte, se vencer o “monstro”, Kamaro Usman.
Discussion about this post