Compra de votos e abuso de poder econômico, crimes praticados com frequência por grupos políticos que querem tomar o poder dos municípios mais ricos do Pará a qualquer custo, derrubaram mais uma dupla política.
Foi uma votação acirrada, mas por 4 a 3 o Tribunal Regional Eleitoral do Pará cassou, nesta quinta-feira (23), os mandatos do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, e do vice, Jairo Holanda ambos do MDB, aliados do governador do Estado, Helder Barbalho.
Eles haviam sido denunciados, entre outros crimes, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições de 2020. Pela decisão, os dois devem ser afastados imediatamente dos respectivos cargos, mas eles podem recorrer da sentença.
O prefeito e o vice de Tucuruí, município rico do sudeste paraense, foram eleitos em 2020 pela coligação “Força e união para crescer”, encabeçada pelo MDB, com apoio do Podemos, Democratas, PC do B e Avante.
O processo contra a dupla foi ajuizado pela coligação “Juntos, de volta ao trabalho”, formada pelo PSDB, PSC, PMB, PSB e Solidariedade. A candidata que encabeçou a chapa, Eliane Lima, ficou em segundo lugar nas eleições, derrotada por uma diferença de apenas 164 votos.
O relator do processo, Álvaro José de Vasconcelos, votou favorável à cassação, argumentando que há provas de que foi cometido abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, ou a compra de votos.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, o Hiper Posto Comércio e Transporte de Combustível Eirelli distribuiu indiscriminada e descontroladamente combustível para eleitores da chapa vitoriosa.
A cassação dos dois foi decidida pelo voto de minerva do presidente do TRE, Leonam Cruz, já que o resultado ficou empatado em 3 a 3.
Caso a cassação seja confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral TRE), haverá novas eleições em Tucuruí para prefeito e vice, em um prazo de 90 dias. Com o afastamento da dupla, deve assumir o cargo do executivo municipal local o presidente da Câmara, Weber Galvão (Podemos), do mesmo grupo político dos dois.
Nas eleições de 2020 em Tucuruí, Alexandre Siqueira teve 32,15% dos votos, obtendo 18.104 votos no total. Eliane Lima ficou em segundo lugar com 31,86% (17.940 votos).
Siqueira declarou ter superior incompleto, ser empresário e ter então um patrimônio de R$ 7.640.000,00.
Com a palavra, o prefeito
Segundo o site de Tucuruí Portal da Cidade, na tarde de ontem o prefeito Alexandre Siqueira usou as suas redes sociais para se manifestar sobre o afastamento do cargo. Segundo ele, a decisão do TRE-PA foi baseada em algumas requisições de combustível de uma carreata que não chegou a acontecer durante as eleições de 2020.
Alexandre agradeceu as manifestações de apoio que vem recebendo dos amigos e disse que seus advogados vão recorrer da decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
Vídeo: