Durante a manhã desta segunda-feira, 7, um ônibus de transporte de passageiros caiu no rio enquanto tentava embarcar em uma balsa que faz a travessia no porto de Santana do Tapará, no município de Santarém, na região oeste do Pará.
Informações preliminares apontam que cinco pessoas morreram presas dentro do veículo. Uma segue desaparecida. Segundo informações, nove pessoas estavam dentro do ônibus, mas três conseguiram pular antes que ele afundasse. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica trabalham no local para remover os corpos e continuar na busca pelo único desaparecido.
De acordo com informações de testemunhas, o motorista posicionou o veículo para embarcar na balsa que faz a travessia de Santana do Tapará para o porto do DER, também em Santarém. Parte dos passageiros estava dentro do veículo, enquanto outros aguardavam do lado de fora. Nesse momento, ainda segundo testemunhas, o motorista desceu do veículo para chamar os demais passageiros, mas não teria puxado o freio de mão. O micro-ônibus desceu, bateu em um cabo de aço que não suportou o peso do veículo e se rompeu; em seguida, caiu dentro do rio.
Segundo a Polícia Civil o ônibus está com a documentação em dia e tem autorização para passeios. O subcomandante do 4º Posto de Policiamento Destacado (PPD) da CANP, subtenente Bezerra, informou que o ônibus levava 11 pessoas, incluindo o motorista, mas nem todas estavam dentro do veículo no momento do acidente.
O dono do micro-ônibus, por sua vez, informou que foi um dos passageiros que ligou o veículo que acabou desengatando e caindo no rio. Das oito que ficaram no veículo, duas conseguiram pular e se salvar.
De acordo com informações da empresa Camila Transportes, que faz a travessia de balsa Monte Alegre/Santarém, a partir do porto de Santana do Tapará, há uma adolescente de 17 anos desaparecida. Ainda não há informações sobre o número de sobreviventes.
Equipes da Capitania Fluvial de Santarém e da Polícia Civil estão no local do acidente para apurar mais informações sobre o caso. A Prefeitura de Santarém também encaminhou uma equipe da Defesa Civil Municipal, uma psicóloga e a coordenadora de Portos, Sandra Santana.
Em nota, a Capitania Fluvial de Santarém informou que o acidente aconteceu por volta das 5h, conforme o que foi repassado por testemunhas à equipe de Inspeção Naval, e que a equipe enviada ao local está fazendo levantamento de informações “a fim de instruir eventual inquérito”.
Ainda não há identificação das pessoas que morreram no acidente. Sabe-se, porém, que são quatro adultos e uma criança. Por volta das 9h40, o Instituto Médico Leal (IML) fez a remoção dos corpos para necropsia.
O micro-ônibus foi fretado em Santarém para levar um grupo de pessoas para um evento festivo no setor 11, em Monte Alegre. O acidente aconteceu no momento em que o veículo era manobrado para embarcar na balsa que sairia do porto de Santana do Tapará com destino ao porto do DER, em Santarém.
O caso foi registrado no plantão do delegado Lucivelton Ferreira, na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Santarém, que já iniciou as investigações.
Bombeiros foram acionados para fazer a retirada do corpo de uma pessoa que está preso dentro do micro-ônibus, segundo informações do subtenente Bezerra. “Nós fomos acionados por volta das 5h30 da manhã informando essa situação que o micro-ônibus perdeu o freio e caiu do lado da balsa. Cinco corpos foram retirados, e tem ainda o corpo de uma pessoa dentro do micro-ônibus. Estamos aguardando o Corpo de Bombeiros que está vindo de Santarém para retirar esse corpo. O motorista disse que foi realmente problema de freio, que ele não chegou a acionar o freio de mão. Mas as investigações estão a cargo da polícia judiciária”, disse. (com informações do G1)