Uma manifestação pública está sendo programada por trabalhadores da empresa Jari, em Monte Dourado, no oeste do Pará, em protesto pelo atraso do pagamento dos salários dos funcionários. De acordo com o sindicato dos trabalhadores, a empresa voltou a atrasar os salários e os funcionários já estão há quase três meses sem receber.
A manifestação está marcada para hoje (15) e os organizadores estão pedindo a participação dos familiares dos trabalhadores e da sociedade local, uma vez que afirmam que muitas famílias estão passando necessidades, porque não têm dinheiro para comprar alimentos e pagar as contas.
“Somos aqui de Monte Dourado e pedimos sua ajuda para retratar a situação dos funcionários da Jari, que estão há quase três meses sem receber os seus salários, com plano de saúde cortado. Gostaríamos que a nossa dor fosse ouvida por políticos em Belém e pela sociedade de um modo geral”, disse um funcionário em uma mensagem de aplicativo enviada ao Ver-o-Fato.
“Estamos esquecidos nesta região. A empresa não tem um pingo de preocupação com seus funcionários. Não cumpre com os requisitos da recuperação judicial. Não paga as empresas terceirizadas que prestam serviços pra ela”, denuncia o sindicato.
“Está um caos social nesta região que compreende laranjal e Vitória do do Jari (AP) e Monte Dourado (PA). Tem funcionários passando necessidades, não tendo nem o pão para dar aos seus filhos”, completou.
O Ver-o-Fato tentou entrar em contato com a direção da empresa de celulose, mas não conseguiu. O espaço está aberto para manifestação.