Região amazônica será uma das mais beneficiadas pelo projeto
O Deputado Federal José Priante (MDB/PA) apresentou um Projeto de Lei (PL) para garantir que segurados e pleiteantes de serviços sociais, que moram em municípios que não tem agências fixas da Previdência Social, possam ser atendidos por meio remoto, mediante identificação com uso de certificação, biometria ou outro meio definido pelo instituto.
Atualmente, a população que mora em cidades que não tem postos do INSS, precisa se locomover para o município mais próximo do seu, que conte com tal estrutura, chegando a se deslocar por mais de mais de 100 km de distância. Em regiões com vasta extensão territorial, como a amazônica, muitas pessoas precisam pegar um barco para conseguir chegar até um posto para solicitar ou fazer qualquer alteração no seu benefício.
Diante do avanço tecnológico de ampla disponibilidade de reconhecimento facial e chamadas de vídeo, Priante considera desnecessário o deslocamento do segurado ou do pleiteante para outro município. “Não podemos aceitar que um cidadão acamado ou com recursos limitados enfrente toda essa logística para conseguir acesso aos benefícios sociais. Quem conhece a região amazônica sabe a luta que os ribeirinhos enfrentam com deslocamentos onerosos para conseguir chegar até uma agência fixa da Previdência social”, afirmou o Deputado.
Quando aprovado, o projeto vai simplificar e agilizar o acesso aos benefícios sociais, garantindo que a sociedade não enfrente obstáculos desnecessários para obter os serviços que necessitam. “Além de levar mais dignidade para a população, também promoveremos maior eficiência na prestação de serviços públicos, tornando o processo mais acessível, conveniente e econômico para todos os envolvidos” disse Priante.