A Prefeitura de Ananindeua publicou no Diário Oficial do Município, na última sexta-feira (06), o aviso de licitação para outorga de concessão da operação do serviço público de transporte coletivo de passageiros, dentro dos limites do território municipal. Na próxima quinta-feira (11), o edital será disponibilizado aos interessados.
A reestruturação e modernização do transporte público intramunicipal foi uma promessa de campanha do prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel (MDB), diante da insatisfação popular e do desinteresse das gestões anteriores em resolver o problema.
De acordo com a Prefeitura, no ano passado, em audiência pública com participação popular foi feito um diagnóstico da mobilidade urbana do município, seguido de um projeto de modernização do sistema de transporte urbano de passageiros.
Segundo o prefeito Doutor Daniel, esta é a primeira licitação municipal do transporte público, se trata de um grande desafio e demandou tempo para fazer um estudo de linhas.
“Nós contratamos uma consultoria que utilizou do que é mais moderno em tecnologia, através de dados de celular, para ver o deslocamento dos usuários dentro do município”, disse ele ao anunciar o lançamento do edital.
As empresas interessadas terão até 30 dias para se habilitarem à concorrência pública. “Vamos esperar para ver as empresas que irão se habilitar e tudo dando certo, a empresa vencedora terá seis meses pra colocar ônibus novos, com ar condicionado. O contrato é de 15 anos com possibilidade de renovação”, explicou Doutor Daniel.
Todos os veículos que circulam hoje fazendo o transporte de passageiros dentro de Ananindeua serão substituídos assim que os veículos novos começarem a operar.
Pelo projeto, os ônibus novos terão ar-condicionado, GPS e Wi-fi e uma tarifa de R$3,60, mas aos domingos as catracas serão liberada para o deslocamento da população dentro do município para lazer e turismo.
A empresa vencedora da licitação terá que obedecer o projeto básico previsto, que é operar linhas integradoras com novos itinerários para atender toda a mobilidade urbana dentro do município.
Para se ter uma ideia das dificuldades encontradas hoje pela população de Ananindeua, conforme a Prefeitura, quem mora nos bairros Guanabara e Águas Lindas só conseguem chega ao centro da cidade se acessar um ônibus da rede metropolitana.
Ainda de acordo com o projeto original, o novo sistema de transporte de passageiros terá 17 linhas de ônibus alimentadoras e estruturantes, que partirão de dois terminais de integração, um em cada lado da cidade. O passageiros poderá utilizar o bilhete de passagem mais de uma vez dentro do limite temporal de uma hora.
Esse transbordo só funcionará entre as linhas de ônibus intramunicipais, não tendo relação com o transporte metropolitano, que não compete à Prefeitura).
Os interessados na licitação poderão acessar o edital e seus anexos no Portal Oficial da Prefeitura na aba “editais de licitação” ou comparecer pessoalmente ao Setor de Licitações, que fica situado na sede da Prefeitura, na BR 316, km 08, 1515; no Bairro Centro.