Na última quinta-feira, 27, o autônomo Pedro Gomes da Silva Vilhena, de 63 anos, pôde finalmente desfrutar da gratuidade no transporte público por ônibus garantida pela idade. Ele compareceu ao recém-inaugurado posto Passe Fácil na Aldeia Cabana para retirar o cartão Sênior que havia solicitado em junho.
“Agora vai facilitar bastante. Nem sempre os motoristas aceitam a carteira de identidade”, observou Pedro. Ele e sua esposa, Regina Bahia, ficaram satisfeitos com o novo espaço do posto Passe Fácil. “Aqui na Aldeia, as instalações do posto são mais amplas, arejadas e confortáveis”, disse Regina.
O atendimento do Passe Fácil foi transferido para a Aldeia Cabana pela Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), devido às obras de restauração do Mercado de São Brás. O novo posto está localizado na Avenida Pedro Miranda, entre as Travessas Enéas Pinheiro e Pirajá, e funciona das 8h às 16h, com acesso pela Travessa Pirajá.
Os serviços oferecidos no novo posto incluem emissão de 1ª e 2ª via do cartão de meia-passagem, 1ª e 2ª vias do cartão Sênior, 2ª via do cartão Especial e desbloqueio de cartão cancelado por biometria facial. A Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), que faz parte da Diretoria de Transporte da Semob, é responsável por esse atendimento em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).
Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, é necessário fazer o agendamento no site do Passe Fácil (https://www.passefacil.com.br/). O agendamento já está disponível desde o dia 26 de julho, com atendimentos marcados para começar a partir do dia 1° de agosto, conforme explicou a coordenadora da Coau, Patricia Ellen da Conceição.
Além disso, os cartões Passe Fácil já solicitados também estão sendo entregues na Aldeia Cabana. Nos primeiros três dias de funcionamento do novo posto, a demanda maior tem sido para esse tipo de atendimento.
Os usuários têm elogiado o novo espaço. O professor Helton Soares, que também é estudante, foi buscar seu cartão de meia-passagem e afirmou que a localização do posto em São Brás era boa, mas que a nova central na Aldeia Cabana e suas instalações melhores o agradaram mais.
Outro usuário satisfeito com o novo posto é Igor Martins, pai de Hiago, de 12 anos. Eles foram buscar a meia-passagem do menino. “Ele já podia estar pagando meia, mas, todo esse tempo vem pagando inteira no ônibus”, disse Igor.
A coordenadora da Coau destaca que, a partir de 2 de agosto, o atendimento às escolas referente à informação de alunos no sistema Passe Fácil será realizado no Posto Bel Fácil, localizado no Parque Shopping, das 10h às 15h.
Com o novo posto Passe Fácil na Aldeia Cabana, a população de Belém conta agora com um espaço mais acessível e confortável para tratar de questões relacionadas ao transporte público, garantindo assim benefícios como a gratuidade para os idosos e meia-passagem para estudantes.
Prefeitura de Belém moderniza Conjunto Maguari com iluminação LED
A Prefeitura de Belém, através do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), modernizou 75% da iluminação do Conjunto Maguari na av. Augusto Montenegro, beneficiando centenas de famílias da região.
Mais de 500 pontos de iluminação LED foram instalados, trazendo mais qualidade de vida aos moradores. “Conseguimos melhorar o dia a dia das famílias que residem no conjunto, bem como de quem transita ou trabalha aqui”, disse Félix Negrão, diretor do DIP.
A comunidade elogiou as novas luminárias de LED, incluindo Gleison Vinícius, que afirmou que a rua ficou ótima e agora se sente mais à vontade com os vizinhos na porta de casa.
Maria de Nazaré, moradora há mais de 40 anos, está feliz com a iluminação em LED: “Achei muito boa, adorei. Antes não enxergávamos o final da rua, era perigoso, e agora me sinto privilegiada, temos mais liberdade”.
A modernização da iluminação pública está em andamento em toda a cidade, com mais de 8 mil pontos de LED já instalados em bairros como Tapanã, Pedreira, Terra Firme e nos distritos de Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro e Icoaraci, segundo Deivison Alves, secretário de Urbanismo.
O bairro do Coqueiro, onde o Conjunto Maguari está localizado, terá um total de 4.128 pontos de LED, dos quais mais de 40% já estão em funcionamento.
Para solicitações, o Departamento de Iluminação Pública disponibiliza vários canais de atendimento, como o aplicativo Belém Iluminação Pública, o site da Luz de Belém e a Central de Atendimento 24 horas pelo número 0800 042 0971. O atendimento presencial também está disponível na sede da Seurb na Av. Governador José Malcher, n.º 1622, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Com informações da Agência Belém.