Um estudo inédito aplicou o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que avalia o bem-estar da população através de dados oficiais, em todas as cidades do Brasil. Com base nesse levantamento, foi criado um ranking que mede a qualidade de vida dos 5.700 municípios brasileiros. Brasília (DF) lidera entre as capitais, enquanto Porto Velho (RO) ocupa a última posição. Entre os estados, São Paulo se destaca como o melhor e Pará como o pior.
O IPS Brasil analisou mais de 300 indicadores, filtrando-os para 52 principais, provenientes de fontes oficiais e institutos de pesquisa como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. Mapbiomas contribuiu com dados inéditos sobre áreas verdes e praças. As notas dos estados são uma média dos resultados de todos os seus municípios. São Paulo obteve a melhor pontuação, enquanto os estados do Norte tiveram os piores resultados.
O IPS é composto por três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades, cada uma com quatro componentes, que incluem vários indicadores com diferentes pesos. Por exemplo, a taxa de homicídios tem um peso maior no componente de segurança do que a taxa de mortes de jovens. Os indicadores foram escolhidos pela qualidade, frequência e atualização anual, excluindo dados do Censo e aqueles com alta subnotificação ou padronizações inconsistentes.
Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil, explica que o objetivo não é classificar as economias maiores ou a oferta de serviços, mas sim qualificar aspectos como expectativa de vida, taxas de homicídios, poluição e acesso à educação superior. As capitais melhor avaliadas tendem a ser cidades planejadas, com Brasília (DF) no topo, seguida por Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Destaque negativo para o estado do Pará, que ficou na última posição entre os estados, e Belém, classificada como a quarta pior capital. O Pará ocupa a 26ª posição no ranking estadual, enquanto Belém está em 24º lugar entre as capitais, à frente apenas de Maceió (AL), Macapá (AP) e Porto Velho (RO). Belém ficou atrás de capitais como Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Manaus (AM). Palmas (TO) é a melhor capital da região Norte, ocupando a 9ª posição, seguida por Manaus em 19º.