A justiça estadual concedeu pedido liminar requerido pelo Ministério Público (MPPA) para que paciente de 69 anos, internado com quadro grave no Hospital OphIr Loyola, em Belém, seja submetido à cirurgia cardíaca imediatamente. A ação foi movida pelo promotor de Justiça, Josiel Gomes da Silva.
Consta nos autos do processo que o filho do paciente se dirigiu à Promotoria de Justiça do município de Itupiranga no dia 31 de julho deste ano, relatando a gravidade do estado de saúde do pai, diagnosticado com aneurisma e dissecção de aorta, no coração, a qual requer tratamento cirúrgico. Até então, estava internado no Hospital Municipal.
Dessa forma, o MP ingressou com ação civil pública para que o Estadoe o Município de Itupiranga providenciassem imediatamente a cirurgia. A justiça havia concedido liminar no dia 2 de agosto deste ano, porém o paciente apenas foi encaminhado para leito em Belém no Hospital Gaspar Vianna, em agosto, e posteriormente, para o Hospital Ophir Loyola, onde aguarda até o momento a transferência para procedimento cirúrgico no coração.
Conforme o decorrer do processo, a Promotoria requereu o bloqueio de valores dos cofres públicos para que o procedimento fosse realizado na rede privada, expedindo ofícios para que os hospitais especializados apresentassem o custeio em cada unidade a fim de avaliar qual seria o mais viável.
Com isso, a juíza da Comarca de Itupiranga, Alessandra Souza, determinou que o paciente seja submetido em caráter de urgência à cirurgia no Hospital Ictus Cordis, da rede particular, na cidade de Marabá, e que o valor total de R$ 885.200,00 seja destinado para custear o tratamento. Fonte: Ascom do MP do Pará.