A Delegacia da Polícia Civil de Irituia, na Região do Rio Capim, foi palco de uma situação inusitada, na semana passada, quando representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção daquele município do nordeste paraense, acusaram o delegado interino, Ronaldo Lopes, de impedir um advogado de defender um cliente que havia sido preso em flagrante.
O caso foi filmado pelos integrantes da comissão e divulgado na rede social, onde vários internautas aprovaram a atitude do delegado e outra parte defendeu o direito dos advogados de exercerem o trabalho deles.
O fato ocorreu no último dia 25 (quinta-feira), na Delegacia de Irituia e envolveu advogados e o delegado interino da cidade, Ronaldo Lopes, que é titular da Delegacia de São Miguel do Guamá. No vídeo, os representantes da OAB, com os ânimos exaltado, aparecem repreendendo o delegado, afirmando que a situação é recorrente.
Flagrante de depoimento
Segundo os advogados, não é a primeira vez que o delegado impede o trabalho dos operadores do Direito de acompanhar clientes presos ou processados, violando assim as prerrogativas desses profissionais. Nesse caso, o delegado não teria permitido que o advogado do cliente preso em flagrante entrasse na delegacia para acompanhar o depoimento dele.
Segundo a denúncia, depois de ser acionada pelo advogado de um homem preso, a Comissão de Prerrogativas da OAB encontrou a Delegacia da Polícia Civil fechada e depois de forçar a entrada, flagrou o delegado Ronaldo Lopes terminando o depoimento do preso.
Os advogados filmaram o delegado concluindo o depoimento e disseram que ele deveria respeitar a OAB e que não era bom ele ser inimigo da entidade. Também acusaram um investigador da Polícia Civil de mentir sobre o fato e a Polícia Militar de não atender as ligações em busca de informações sobre a prisão.
O delegado, por sua vez, ficou o tempo todo calado durante a filmagem, enquanto colocava em cima de sua mesa as armas e celulares apreendidos no procedimento policial.
VEJA AS IMAGENS GRAVADAS NA DELEGACIA