A quarta-feira das Olimpíadas de Paris foi marcada por uma série de eventos que deixaram o Brasil com sentimentos mistos. No judô, Rafael Macedo enfrentou uma controversa decisão, perdendo a disputa pelo bronze na categoria até 90 kg para o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou. A súmula oficial descreveu a decisão como “indeterminada”, o que gerou perplexidade entre os torcedores e especialistas.
No futebol, a seleção feminina sofreu uma derrota de 2 a 0 para a Espanha. Apesar do revés, o resultado não impediu a equipe de avançar para as quartas de final do torneio, garantindo sua continuidade na competição.
O vôlei também trouxe más notícias, com a seleção masculina perdendo para a Polônia por 3 sets a 2. Esta foi uma derrota amarga na segunda rodada do Grupo B, que pode influenciar as perspectivas da equipe no torneio.
Por outro lado, as boas notícias vieram dos esportes de mesa e do ringue. No tênis de mesa, Hugo Calderano se destacou mais uma vez ao vencer Alex Lebrun, da França, por 4 a 1, e avançou para as quartas de final do torneio masculino. No boxe, Bia Ferreira garantiu pelo menos uma medalha de bronze ao vencer Chelsey Heijnen, da Holanda, por decisão unânime e avançar para a semifinal da categoria até 60 kg. Já Luiz Oliveira foi derrotado por Jahmal Harvey, dos Estados Unidos, em decisão dividida na categoria até 57 kg.
No cenário das modalidades individuais, Ana Sátila fez história ao alcançar a quinta colocação no C-1 da canoagem slalom, marcando o melhor resultado já obtido pelo Brasil na modalidade. Beatriz Dizotti, na natação, terminou em sétimo lugar na final dos 1.500 m. Na ginástica artística, Diogo Soares ocupou o 23º lugar na final do individual geral.
O ciclismo BMX também trouxe resultados mistos, com Gustavo Bala Loka terminando a final em sexto lugar, ficando fora das medalhas. No tênis, Bia Haddad e Luisa Stefani foram eliminadas das duplas após perderem para as britânicas Boulter e Watson.
No triatlo, Djenyfer Arnold finalizou a prova feminina na 20ª colocação e Vittoria Lopes na 25ª. Entre os homens, Miguel Hidalgo terminou em 10º lugar e Manoel Messias em 45º.
No mundo da vela, Martine Grael e Kahena Kunze avançaram para a Medal Race na classe 49er FX, embora já não tenham chances de medalha. Marco Grael e Gabriel Simões, no skiff masculino, ficaram em 19º lugar e também não avançaram para a Medal Race.
No remo, Lucas Verthein venceu sua bateria e disputará a final C do single skiff entre 13º e 18º, enquanto Beatriz Tavares chegou em terceiro lugar e também competirá na final C feminina.
Enquanto os atletas brasileiros enfrentam desafios e conquistas, a quarta-feira das Olimpíadas de Paris revelou uma mistura de frustrações e esperanças para o futuro das competições.