O clickbait indica todo tipo de link clicável, ou título sensacionalista, formulado para atrair o usuário a um conteúdo com pouca ou nenhuma relação com a expectativa gerada. Foi a aposta de algumas páginas de fofoca do Pará no Instagram ao perceberem que uma foto de um dos personagens do humorista e deputado Bob Flay foi tirada dentro de uma viatura da Polícia Militar.
Alguns comentários na postagem do artista o acusavam de apologia ao crime, o que foi usado por outros políticos e alguns portais de notícia, por conta do engajamento que a polêmica traduzia.
Bob Flay fez um vídeo debochando do que chamou de “lacradores”, aproveitando para anunciar que o engajamento também o ajudou a ficar ainda mais rico, o que faria aumentar o preço cobrado por patrocínio.
No fim, todos saíram satisfeitos com a suposta polêmica. Será? Parece que não, pois deve sobrar para os PM’s, pois a promotoria militar deve abrir investigação para saber se o uso da viatura foi autorizado.
Nas redes sociais, é cada vez mais comum ver militares participando de peças de humor ou conteúdos de cunho social. A leitura de quem defende a prática é que ajuda a passar uma imagem mais humanizado da polícia. Por outro lado, geral há reação de membros mais conservadores da instituição.
Na avaliação do promotor militar Armando Brasil, as viaturas da PM são para uso exclusivo em serviço e qualquer outra finalidade que não seja essa é crime militar a ser punido com rigor.
No caso da tal peça humorística de Bob Flay, ainda há um agravante: a placa da viatura policial foi encoberta para evitar identificação. O bicho vai pegar.