Um carregamento de madeira ilegal foi apreendido pela Polícia Militar na vicinal da Escada Alta, em Marabá, na região Carajás, sudeste paraense, quando era transportado na carroceria de uma caminhonete, dirigida pelo motorista lvar Pedro Alves Neto, neste fim de semana.
De acordo com a ocorrência policial registrada na 21ª Delegacia Seccional de Marabá pelos militares, a camionete Ford F1000A, cor prata, placa JOC2159, estava parada na estrada, com cerca de 50 réguas de 3 por 15 centímetro de 4 metros e 16 vigotas de 6 metros, de 5.5 por 12 centímetro de largura na carroceria.
Durante a abordagem, o condutor do veículo disse que não possuía documentação da madeira, nem do veículo e também não tinha habilitação. Ao ser questionado sobre a origem da madeira, lvar Pedro Neto informou que a madeira foi retirada da mata da fazenda Mutamba, próximo ao rio Torizinho, na vila Consulta.
O motorista disse ainda que estava realizando apenas um frete para o senhor Luís Lopes dos Santos, conhecido como “Cavanhaque”, morador da vila Sororó, que confirmou a versão do condutor.
Tanto o motorista quanto “Cavanhaque” foram conduzidos à presença da autoridade policial para as providências cabíveis, inclusive crime ambiental, que ambos vão responder em liberdade.
Na verdade, a fazenda Mutamba há tempos vem sendo atacada por invasores de terra e por uma quadrilha de ladrões interessados na madeira da reserva florestal da propriedade.