O desespero tomou conta dos moradores de Porto de Moz, na Região do Xingu, sudoeste paraense, quando um grande incêndio começou em uma loja de roupas da cidade, na noite de sexta-feira (11), se espalhando em poucos minutos para as lojas vizinhas.
Sem um grupamento de bombeiros na cidade, os moradores tentaram de todas as maneiras debelar as chamas, usando baldes de água, arriscando a própria vida para salvar o que era possível, mas sete lojas e uma casa foram destruídas pelo fogo. Não há notícias de feridos.
Quando uma guarnição dos bombeiros chegou na cidade, procedente do município vizinho de Altamira, a mais de 180 quilômetros de distância, nada mais foi possível fazer, a a não ser o trabalho de rescaldo.
De acordo com moradores, o local é conhecido como Vila Comercial do Paturi, na Rua da República, onde existiam lojas de roupas, calçados, autopeças e lanchonete. O fogo começou por volta de 21 horas e todas as lojas e uma casa foram destruídas em menos de uma hora.
Antes da chegada tardia dos bombeiros, populares usaram um trator para quebrar as estruturas dos imóveis, para facilitar as tentativas de apagar o fogo.
A chuva que caía no município chegou a dar esperanças de que as chamas ficariam menores, mas não foi o bastante. Os prejuízos são incalculáveis, com parte do centro comercial destruído. Porto de Moz está abalado.
Veja o vídeo: