Uma situação desesperadora envolveu a idosa Raimunda de Souza Dias e uma filha dela, ontem (14), no interior do Hospital do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, na Travessa 14 de Março, no bairro do Umarizal, em Belém.
Dona Raimunda esperava atendimento médico, deitada em uma maca de ambulância, quando caiu e fraturou o braço em três partes, além de bater a cabeça na parede do corredor do prédio. De acordo com a filha dela, que gravou um vídeo narrando o drama da mãe, em vez de transferirem a idosa para a emergência para ser socorrida, queriam mandá-la de volta para casa com o braço quebrado e muitas dores.
Logo depois ela foi examinada por um médico traumatologista e encaminhada para cirurgia. A filha que acompanhava a idosa narrou no vídeo que dona Raimunda é diabética, faz diálise e deu entrada na unidade de saúde com dor e ficou aguardando uma ultrassonografia, mas não havia médico, então ela teve que esperar deitada em uma maca de ambulância, que é inapropriada para esse tipo de atendimento.
Quando estava deitada, a idosa caiu da maca, bateu a cabeça na parede do corredor, além de quebrar o braço.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou por nota que a paciente, portadora de insuficiência renal dialítica, foi encaminhada para o HPSM Mario Pinotti em virtude de dor abdominal intensa. Foi atendida pela Clínica Médica, que solicitou ultrassonografia do abdome.
Segundo a Sesma, devido à superlotação do hospital, ocasionada pela grande demanda, a paciente aguardava ultrassonografia na maca do Samu, quando caiu no solo e fraturou o úmero esquerdo.
Imediatamente foi avaliada pelo traumatologista, que indicou tratamento cirúrgico. A paciente foi cadastrada para transferência e tratamento cirúrgico no Hospital Maradei, com critério de prioridade, informou a Secretaria.
A Sesma salientou que já foi aberta uma sindicância interna para apuração mais detalhada do ocorrido. O caso será acompanhado, em conjunto, por uma equipe multidisciplinar do HPSM.
Veja os vídeos: