Muitas pessoas fizeram filas longas na madrugada desta quinta-feira, 25, na frente de diversas agências do Banpará, em Belém. O esforço tinha um motivo: receber o auxílio gás prometido pelo governo estadual e pago por meio do banco.
Acontece que quando os beneficiários começaram a ser atendidos foram surpreendidos com informações desencontradas, mas que em síntese os impedia de receber o dinheiro prometido. Por conta disso, houve revolta e muita cobrança, com ruas e avenidas chegando a ser interditadas com manifestação que cobravam o pagamento.
Na Avenida Augusto Montenegro, bairro do Parque Verde, e na Avenida Dr. Lopo de Castro, no Distrito de Icoaraci, houve as maiores manifestações, com direito a gritos de protestos e via interditada, o que causou um imenso engarrafamento.
Também houve problemas no bairro da Pedreira, no Distrito de Mosqueiro e até na BR-316, já no município de Ananindeua. Nos locais, os populares eram informados que o sistema estava apresentando problemas ou que o site apresentava uma informação incorreta.
Por meio de comunicado, o Banpará disse que identificou o problema no sistema de consulta do Vale Gás e o pagamento já está liberado. O banco ressaltou que o pagamento permanecerá disponível pelo prazo de 90 dias, em todas as agências.
Enquanto, a campanha eleitoral de Helder pela reeleição segue indiferente aos que dependem do auxílio. Gás é o que não falta para o governador, cuja vitória antecipada nas urnas já é comemorada por seus apoiadores e aliados de ocasião.
Veja o vídeo: