A busca por bem-estar e estética na região íntima tem ganhado crescente atenção nos consultórios dermatológicos. Se antes os cuidados se concentravam principalmente na saúde e aparência da vagina e do pênis, agora homens e mulheres demonstram um interesse cada vez maior em produtos e tratamentos para a região anal. Em meio a discussões sobre harmonização vaginal, um novo procedimento vem ganhando destaque: a harmonização anal, que promete solucionar queixas como manchas e foliculite.
Em entrevista exclusiva, a dermatologista Dra. Joana D’Arc esclarece os detalhes desses novos procedimentos e as tendências estéticas do mercado. Segundo a especialista, a procura por tratamentos na região anal vai além da vaidade. “Esse mercado tem crescido bastante impulsionado tanto por questões estéticas quanto por benefícios funcionais como: melhora da flacidez e tratamento do ressecamento”, explica a médica.
Seja para uniformizar o tom da pele, atenuar manchas escuras ou eliminar as incômodas bolinhas de foliculite no bumbum, diversas técnicas estão sendo empregadas para promover uma aparência mais homogênea na região anal. A Dra. Joana D’Arc detalha alguns dos principais procedimentos disponíveis:
Laser: O Clássico para Clareamento e Foliculite
O laser, já consagrado em tratamentos de clareamento íntimo, surge como uma das principais opções para a harmonização anal. “Bolinhas causadas por foliculite (inflamação ao redor dos pelos) podem ser tratadas com laser. Inclusive para depilação dos pelos, já que eles são os causadores de tal inflamação na região. Também podemos empregar laser para renovação celular, melhorando a textura e qualidade da pele na região. Excesso de pele pode ser sinal de flacidez e ela também pode ser tratada”, afirma a dermatologista.
Além disso, o laser de CO2 se mostra eficaz no tratamento de cicatrizes na região anal. “Cicatrizes são muito bem tratadas com lasers como CO2 fracionado. Muitas vezes associo ao ácido hialurônico de hidratação para otimizar a resposta ao laser e assim conseguir resultados com menor número de sessões”, complementa a Dra. Joana D’Arc.
Microagulhamento: Estímulo de Colágeno e Drug Delivery
Outra técnica promissora para a harmonização anal é o microagulhamento. “O microagulhamento é uma técnica empregada para estímulo de colágeno por abrir canais na pele que facilitam a entrega dos ativos – técnica chamada de drug delivery. Esses medicamentos podem estimular a produção de colágeno e serem regeneradores das camadas da pele”, explica a especialista. No entanto, ela ressalta que “o tipo de cicatriz, seu tamanho, localização e profundidade fazem diferença para o tratamento melhor indicado”.
Eletroporação: Tecnologia para Melhorar a Qualidade da Pele
A eletroporação surge como uma tecnologia inovadora para otimizar os resultados dos tratamentos na região anal. “A eletroporação é um aparelho que emite uma corrente contínua capaz de abrir canais na pele através de um chip. Acoplado nele, tem uma seringa com medicamento. Através desses canais vai sendo gotejado o medicamento, medicamentos esses que a gente não poderia usar de forma injetável ou até mesmo oral”, detalha a Dra. Joana D’Arc. Essa técnica permite uma melhor distribuição de produtos clareadores e de outros ativos que visam a melhora da qualidade da pele na área tratada.
Cuidados Essenciais para a Saúde da Região Anal
Apesar da variedade de procedimentos estéticos disponíveis, a dermatologista enfatiza a importância de cuidados diários com a saúde da região íntima, incluindo a anal. “Usar sabonetes com pH próprio pra região; hidratação cuidadosa (existe produtos específicos próprios para a região); uso de roupa íntima adequada para evitar atrito na região; evitar uso de roupas úmidas (como roupa de ginástica ou biquíni/maiô) por muitas horas”, são algumas das recomendações da Dra. Joana D’Arc para manter a saúde e prevenir problemas na região anal.
A harmonização anal surge como uma nova fronteira nos cuidados com a região íntima, oferecendo soluções para queixas comuns e promovendo tanto a melhora estética quanto o bem-estar funcional.
Do Ver-o-Fato, com informações do globo.com