O Festival Gastronômico das Ilhas, que reúne os melhores pratos da culinária paraense, começou neste sábado (23). na Ilha do Combu, em Belém, com grande participação do público, a maioria da capital, mas também com turistas que visitam a Cidade das Mangueiras e querem conhecer o que há de melhor por aqui, em se tratando de sabores.
Filhote grelhado, acompanhado de um arroz de chicória e pirão de peixe ou filhote defumado com arroz de jambu cremoso e gratin de macaxeira, ou então caranguejo no tucupi ao molho de camarão regional, com sobremesa de creme de açaí ou um creme de cupuaçu com tapioca, todas estas delícias estão sendo servidas nos 12 restaurantes participantes do evento, que prossegue até este domingo (24), de manhã até 17 horas.
O evento é promovido pela Prefeitura de Belém, através da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em parceria com a Belémtur e Universidade da Amazônia (Unama). Todos os pratos servidos pelos restaurantes que participam do festival custam R$ 59,90, com direito à entrada, prato principal e sobremesa.
Para seguir aos locais, os visitantes terão à disposição 30 barcos exclusivos que seguirão pelas rotas dos restaurantes participantes, com embarque e desembarque no terminal hidroviário Ruy Barata, na Praça Princesa Isabel (Condor), com as passagens ao preço de R$ 20,00 (ida e volta).
Durante o embarque, os participantes recebem da organização do festival folderes com o nome dos pratos e dos respectivos restaurantes.
Na abertura do evento, o chefe Wagner Santos, do restaurante Farol da Ilha do Combu, ofereceu aos seus clientes o carro-chefe da casa: filhote defumado com arroz de jambu cremoso e gratin de macaxeira e geleia de tomate. Mas também ele apresentou outras opções à base de carne seca e palito de tapioca.
Wagner Santos disse que o festival é muito importante, porque, além de divulgar a gastronomia paraense e a Ilha do Combu em nível nacional, gera renda aos trabalhadores formais e informais da região e atrai turistas de todos os cantos do país. Para este domingo, ele espera uma participação maciça dos visitantes.