O grupo terrorista ISIS (Estado Islâmico do Iraque e Síria) lançou uma nova ameaça, convocando seus seguidores para perpetrarem ataques durante o mês sagrado do Ramadã. Em uma mensagem através do aplicativo de mensagens criptografadas Telegram, Abu Hudhaifa al-Ansari, porta-voz do grupo extremista, incentivou os chamados “lobos solitários” a direcionarem seus ataques contra cristãos e judeus nos Estados Unidos, Europa e Israel.
O chamado para a violência ocorreu após o elogio do grupo ao horrível ataque terrorista em Moscou, que resultou na morte de pelo menos 140 pessoas. O ISIS K, uma facção do Estado Islâmico, compartilhou uma selfie dos atacantes no local do incidente, Crocus City Hill, enquanto louvavam o ataque sangrento a uma “grande multidão de cristãos”.
Em um discurso em áudio, o porta-voz também instou ‘membros’ em Moçambique a “dobrar os ataques” e os militantes nas Filipinas a “transferir as operações para grandes cidades”, em um sinal alarmante e preocupante. Ele concluiu: “Por Allah, essa questão será tornada possível”.
Atualmente, há poucas informações sobre o porta-voz do ISIS, além de que ele assumiu o cargo em agosto de 2023 para substituir Abu Omar al-Muhajir após sua prisão em Tahrir al-Sham. No entanto, a retórica antissemita de al-Ansari ressoa alto entre seu grupo de extremistas.
“O monoteísmo é o objetivo, e a jihad é o caminho… a guerra com os judeus não terminará em uma solução de um estado ou de dois estados, como os nacionalistas acreditam”, disse ele em um comunicado intitulado ‘E Matai-os Onde quer que os Encontreis’ em 4 de janeiro de 2024.
“É uma guerra ideológica religiosa que continuará até que matemos seu anticristo sob a bandeira do Profeta de Allah… apertem os planos e diversifiquem as operações: explodam-nos com explosivos, queimem-nos com bombas incendiárias, atirem-nos com balas, degolem-nos com facas e atropelem-nos com ônibus.”
A França, por sua vez, elevou seu nível de alerta terrorista para o mais alto possível em resposta ao ataque. O incidente em Moscou aconteceu quando um grupo de atiradores fortemente armados invadiu Krasnogorsk, uma área urbana da capital russa, durante uma apresentação da banda Picnic. O ataque pegou os fãs de rock de surpresa, inicialmente confundidos com efeitos pirotécnicos.
Além disso, o porta-voz do ISIS, al-Ansari, advertiu que a presença de tropas americanas no Iraque resultará em mais ataques do grupo. Ele destacou a importância da guerra ideológica contra os judeus, afirmando que “a guerra com os judeus não terminará com uma solução de um estado ou dois estados”.
Autoridades de segurança em todo o mundo estão intensificando medidas de precaução diante dessas ameaças, enquanto a população permanece alerta diante do perigo iminente.