Bancos informaram que já estão trabalhando para resolver os problemas; clientes começaram a registrar seus dados hoje no novo sistema de pagamentos instantâneos
No primeiro dia de cadastros da chave para utilização do Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), Bradesco e Itaú Unibanco tiveram instabilidade em seus aplicativos. Nenhum dos dois, contudo, relacionaram a intermitência a uma maior procura dos clientes para cadastrarem suas chaves.
O Bradesco informou que as equipes do banco já estão trabalhando para normalização total dos serviços, “o que deve ocorrer em breve”. Esclareceu ainda que os demais canais permanecem ativos.
O Itaú disse que o acesso ao seu aplicativo já está sendo restabelecido e que segue trabalhando para “eliminar qualquer instabilidade que ainda possa ocorrer”. Disse também que o acesso ao Itaú via internet banking, agências, caixas eletrônicos e centrais de atendimento está funcionando normalmente.
O Banco Central informou que, até as 12h30, mais de 1 milhão de chaves já haviam sido cadastradas no Pix. Com ela, será possível fazer e receber transferências e pagamentos por meio do Pix, que começa oficialmente a funcionar em 16 de novembro.
A “chave Pix” é uma espécie de “apelido” ou “atalho” para identificar e localizar cada conta no sistema. O cliente poderá cadastrar como chave um número de celular, um e-mail ou o CPF ou CNPJ. Ao criar uma chave, o usuário realizará transações de maneira mais simples e ágil, mas o cadastramento não é obrigatório.
“Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix. Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave Pix, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação”, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
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