O dia de São Cosme e Damião é uma data que remete a tradições oriundas de religiões de matriz africana e da igreja Católica, bem como é uma data marcada pela distribuição de bombons, o que faz a alegria dos mais jovens que saem para caçar pontos de distribuição pelas ruas da vizinhança.
Com o passar dos anos e toda mudança nas sociabilidades, principalmente por influência das tecnologias, essa tradição já não é tão frequente, porém, em alguns bairros de Belém ainda resiste e o grande número de crianças e adolescentes nas ruas ainda chama atenção e diverte quem participa ou vê. Marco e Curió-Utinga são dois bairros onde a tradição persiste.
Se nessa segunda-feira, 27, houve muito doce, também teve muita travessura – para dizer o mínimo: grupos de marmanjos aproveitam para arranjar confusão no meio da caça aos bombons da molecada. Segundo informações, a briga ocorreu por conta de uma suposta rivalidade que há entre moradores do Marco e Curió-Utinga.
Tal rivalidade seria oriunda dos tempos de brigas de gangues, que eram muito frequentes no final da década de 90, em Belém. Por conta disso, aproveitando a data onde a criançada dos dois bairros se mistura na missão de conseguir doces, os marmanjos aproveitam para instalar o medo. Segundo moradores, todo ano isso se repete.
Vídeos gravados no local mostram que a Avenida Perimetral se transformou em cenário de guerra, onde até fogos de artifício foram usados como arma para atacar o grupo rival. Nas imagens é possível ver muita correria, confusão e inconsequência. A polícia ainda vai ao local, mas chega tarde demais.
Veja o vídeo: