Aprovado na Alepa, projeto do deputado Raimundo Santos levou à assinatura da lei pelo governador no mesmo dia
A Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Pará (Comieadepa), que completa 100 anos de fundação, acaba de ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado em tempo recorde. Na terça-feira, 17, a Assembleia Legislativa (Alepa) aprovou, no esgotamento da pauta, o projeto de lei 241/2021, de autoria do deputado Raimundo Santos (Patriota), que solicitava o título público para a entidade.
Na noite do mesmo dia, durante a programação de festejos do centenário, o governador Helder Barbalho (MDB) tornou o PL do parlamentar na lei 9.294, de 17 de agosto desse ano. O chefe de Estado fez a assinatura em ato durante a solenidade comemorativa realizada no Centro de Eventos Pastor Francisco Alves Ribeiro.
Na ocasião, em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Francisco Melo (MDB), o Chicão, destacou a dedicação do parlamentar para aprovar a proposição: “ o deputado Raimundo Santos, num esforço, numa grande articulação no plenário, conseguiu com que a Assembleia Legislativa tornasse a entidade como patrimônio do Estado do Pará”, disse ele, seguido de aplausos. “É mais que justa essa preocupação, essa iniciativa que faço questão de deixar registrada, que foi do deputado Raimundo Santos”, afirmou Chicão.
Pouco tempo depois, o governador Helder Barbalho assinou a lei, ladeado por Raimundo Santos e o presidente da Comieadepa, pastor Gilberto Marques de Sousa, que recebeu do governo a “Medalha da Ordem do Mérito Grão-Pará”. No discurso aos presentes, o líder religioso dirigiu-se a Raimundo Santos em agradecimento. “O senhor também é patrimônio nosso, na nossa Convenção”, declarou, sendo aplaudido. “Tenho certeza que a nossa Assembleia Legislativa, presidida pelo nosso presidente Chicão, ainda hoje, conforme já foi dito, destaca a Comieadepa nessa propositura”, acrescentou o pastor.
Trajetória
A Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Pará, que terá sessão solene em breve na Alepa em razão do centenário, também em iniciativa do deputado Raimundo Santos, foi fundada em 18 de agosto de 1921 em Belém, sendo reconhecida como a primeira convenção de pastores originária no Brasil e pertencente à maior denominação pentecostal do mundo. De acordo com o histórico, sua criação ocorreu em sessão presidida pelo missionário sueco Samuel Nystron na Vila São Luiz do Pará, situada no município de Igarapé-Açu.
Naqueles tempos, o propósito basilar era coordenar, de forma administrativa, a ação dos pastores e o trabalho evangélico da maioria das convenções da igreja no Pará. Ao chegar a um século de existência, a instituição reúne líderes e assembleianos não só do Estado, mas do País em uma grande celebração pela data histórica.
A Comieadepa teve como presidentes Samuel Nystron, Nels Nelson, Francisco Pereira, José Menezes, Alcebíades Vasconcelos, Firmino Gouveia, Josias Camelo e atualmente é administrada pelo pastor Gilberto Marques de Sousa, que desenvolve trabalho evangelístico e social há 31 anos. Nessa quarta-feira, último dia da programação festiva iniciada na terça-feira 17, a Convenção recebeu o presidente da República, Jair Bolsonaro.