A programação oficial do Círio 2021 ocorreu com uma série de restrições, porém, muitos promesseiros e devotos realizaram uma procissão espontânea pelo tradicional trajeto no domingo da festa considerada como o Natal dos paraenses. A Cruz Vermelha estimou que 500 mil pessoas participaram das manifestações religiosas deste domingo.
A própria diretoria da festa concedeu uma série de quebras de protocolo. A primeira deste domingo, 10, ocorreu após a missa na Catedral da Sé, onde a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada até o público, antes de entrar no helicóptero para cumprir um trajeto por Belém e Região Metropolitana, onde faria parada em 15 hospitais.
Antes de a aeronave sair do pier da Casa das Onze Janelas, aviões da esquadrilha da fumaça escreveram “Círio de Nazaré” no céu como uma forma de homenagem. O voo ainda atrasou pela presença de muitos urubus no local.
Próximo do fim do trajeto pelos céus de Belém, que finalizaria nas proximidades da Basílica Santuário, a Imagem de Nossa Senhora passou em voo rasante na Avenida Nazaré, onde milhares de devotos caminhavam e pagavam suas promessas. Muitas pessoas se emocionaram e com os braço erguidos, demonstravam fé.
Já no final da programação, no início da tarde, mais uma quebra de protocolo: a imagem foi retirada da berlinda e levada em procissão pelas ruas do entorno da Basílica, emocionando a muitos fiéis que ainda se faziam presentes no perímetro. Logo após, a imagem foi recolocada na berlinda e ficará na Praça Santuário até o final da quadra nazarena.
Veja o vídeo: