Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma técnica de enfermagem faz gesto obsceno com a mão para acompanhante de um paciente que sentia dor no joelho e buscava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Governador Almir Gabriel, em Castanhal.
A cena filmada pela esposa do paciente no último sábado, 15, resultou no afastamento da servidora. No vídeo, o homem está deitado na cama, gritando e chora com uma fratura e feridas na perna.
A esposa do paciente afirma que ele está com o joelho quebrado e que os servidores estavam se recusando a aplicar a medicação com rapidez. É nesse momento que ela filma a técnica de enfermagem, que reage mostrando o “cotoco”.
Após grande repercussão nas redes sociais, a direção da UPA se manifestou por meio nota pública, manifestando “o mais veemente repúdio com relação as atitudes de uma técnica de enfermagem, a um paciente em nossa unidade. A UPA 24H não compactua com esse tipo de comportamento, lamenta profundamente o ocorrido e pede desculpas ao paciente e a sua família. Dessa forma, cumpre-nos informar que as medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas. Por se tratar de servidora efetiva, será imediatamente afastada da função e instaurado o PAD (Processo Administrativo Disciplinar)”.
Veja o vídeo: