O responsável pela construção de uma obra de madeira e bloquetes de concreto na Praia do Areião, ao lado do trapiche da Ilha de Mosqueiro, gravou um vídeo e divulgou em um aplicativo de mensagens, convocando a população para um show da banda de pagode Pixote, para este final de semana, naquele local.
Ocorre que a obra, erguida em um dos principais cartões postais daquele Distrito da Região Metropolitana de Belém, despertou a atenção de moradores e veranistas que circulam no local, porque está impedindo o acesso das pessoas à praia e descaracterizando a paisagem. Ela tem uma licença precária da prefeitura de Belém e nenhuma licença ambiental.
A casa de shows, descrita pelo dono como “El Raton” (O Rato), já havia anteriormente invadido a praia e construído um palco menor – de onde inclusive o proprietário grava o vídeo – que ficou permanente, não se sabe até o momento o porquê, já que é proibido construir obras desse tipo invadindo a praia.
No vídeo divulgado pelo dono, se observa que os operários que trabalham na obra fincam bloquetes de concreto em cima da areia da praia, em um longo trecho, numa flagrante agressão ao meio ambiente, que inclusive pode se caracterizar crime ambiental, como observou um jurista ouvido pelo Ver-o-Fato. “Seria caso de prisão em flagrante de quem construiu e quem permitiu”, disse o jurista.
“Essa construção agride o meio ambiente e é preciso impedir que a obra prossiga, para que não haja degradação ambiental”, disse um morador que gravou vários vídeos e enviou para o Ver-o-Fato, na quinta-feira (21). Segundo ele, não há nenhuma placa da Prefeitura de Belém autorizando a obra.
Dono da praia
“É um absurdo o que estão fazendo na Praia do Areião, logo aqui no lado do trapiche da Vila. Simplesmente, o cara acabou com a praia. Ele está construindo uma casa de shows em cima da areia, como se fosse uma área dele”, protestou um veranista.
Outra preocupação dos moradores da Vila é de que a construção não seja desmontada depois do show e fique fazendo parte da paisagem, pois já há antecedente desse tipo de fato no local. “O palco de onde o dono da casa de shows está falando, no vídeo, foi construído há mais de ano e permaneceu no local. Agora ele se sente o dono e quer aumentar o espaço também para ficar permanente, no meio da praia, pois se ele está colocando bloquetes de concreto é para ficar por muito tempo, até que alguma autoridade tome uma providência”, detalhou um morador da Vila.
“Também estão usando muita madeira na construção, madeira boa e cara, um investimento alto para ser usado em apenas um show. Estamos achando que o dono não vai remover e vai deixar para outros eventos, como fez da vez anterior, porque deixaram”, disse outro morador.
Ainda na noite de ontem, a viatura 2500 do 25º Batalhão da Polícia Militar esteve na Praia do Areião para averiguar denúncia de construção irregular, às 18 horas, mas constatou que a obra estava autorizada pela Prefeitura de Belém.
Leia o relatório: “Que a GU foi acionada para averiguar possível construção irregular em área de praia (Praia do Areião). Ao chegar no local, o Sr Jefferson Augusto Costa Filho identificou-se como responsável pela obra de expansão do Bar El Raton. Ele explicou que a obra está autorizada pela Prefeitura e que não é algo permanente, mas uma estrutura móvel para evento específico, permitido segundo documento, do dia 15/07 ao dia 03/08. Registro da documentação e imagens do local foram feitas para conhecimento e providências cabíveis”.
A Agência Distrital de Mosqueiro foi avisada e disse que faria uma fiscalização na obra. Até o fechamento dessa matéria não tivemos notícia sobre a fiscalização. Estamos aguardando os posicionamentos da Polícia Civil, Ministério Público e Corpo de Bombeiros.
Veja o vídeo convocando as pessoas para o show: