Depois de ter o fornecimento de água interrompido pelo atraso no pagamento de faturas, que somavam mais de R$ 80 mil no período de 20 meses, a usuária Samarah Franklin, responsável legal por um estabelecimento comercial localizado no bairro de Nazaré, procurou a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Agência Reguladora de Belém (Arbel), para mediar o problema junto à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Samarah contou que costumava pagar menos de R$ 500 mensalmente pelo fornecimento de água, mas foi surpreendida com faturas de mais de R$ 6.700 a partir de janeiro de 2020.
“Procuramos a Cosanpa para que fosse feita uma vistoria no imóvel para revisão de consumo e também uma aferição no hidrômetro de medição, mas não tivemos resposta. Como o processo de avaliação estava em andamento, não fizemos o pagamento das faturas e tivemos o fornecimento de água interrompido por causa disso”, lembrou. “A gente queria pagar um valor que fosse justo e não esse absurdo todo”, recordou.
Com a dificuldade em resolver o problema junto à prestadora do serviço, Samarah procurou atendimento na Ouvidoria da Arbel. Com o processo em andamento, a equipe técnica da autarquia realizou vistoria no imóvel e identificou inconsistência na medição de consumo, o que possibilitou redução do valor cobrado pela Cosanpa e parcelamento do saldo devedor.
Atendimentos – O caso da Samarah foi um dos 3.051 atendimentos que a Arbel realizou de janeiro de 2021 a julho de 2022. Deste total, 1.331 são usuários que apresentaram reclamações sobre os serviços oferecidos pela Companha de Saneamento do Pará (Cosanpa). As principais queixas foram sobre problemas com a fatura, falta de água e cobrança indevida.
Educação ambiental – Com foco na preservação do meio ambiente, a Arbel realizou nos últimos 18 meses diversas atividades em praças de Belém e balneários dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. As ações levaram orientação a moradores, comerciantes e veranistas sobre uso consciente da água e destinação correta de resíduos sólidos.
A atividade envolveu abordagens diretas e informativas. As equipes da Arbel também afixaram cartazes com informações sobre associações de catadores que realizam a coleta de produtos que podem ser reciclados ou reaproveitados.
“Conseguimos um retorno muito positivo com essas ações, uma vez que os usuários têm cada vez mais acesso às informações sobre a coleta seletiva e aos trabalhos desenvolvidos pela Arbel”, destacou a diretora-presidente, Eliana Uchoa.
Arbel – É uma autarquia que regula os quatro eixos do saneamento básico em Belém, que são abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.
Denúncias e reclamações podem ser feitas pelo telefone (91) 98464-7478, e-mail ouvidoria.arbel@gmail.com e no site da Arbel. Antes de procurar o órgão, é importante que o usuário primeiro oficialize a reclamação junto às prestadoras de serviços, que são as responsáveis pelos atendimentos. Fonte: Agência Belém.