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Home Atualidades

BELÉM- Sobrecarga, crises e desorganização impactam serviços públicos, diz pesquisa

Redação por Redação
15/11/2023
in Atualidades
BELÉM- Sobrecarga, crises e desorganização  impactam serviços públicos, diz pesquisa
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A ONG Agenda Pública divulgou ontem,14, a pesquisa de opinião sobre a qualidade dos serviços públicos municipais com moradores de Belém e mais nove capitais. Os resultados mostram que os cidadãos estão mais insatisfeitos e exercem crítica pressão sobre os governantes.

“O excesso de demanda nos serviços públicos nos últimos anos devido a crises, mudança no Ministério da Educação, e a falta de organização da saúde em nível federal no último governo, afetaram a oferta de serviços pelos municípios e ajudam a explicar a avaliação mais crítica dos cidadãos, captada pela pesquisa.

Nos últimos anos, a falta de crescimento econômico e a crise sanitária da Covid-19 levaram a um aumento na demanda e frequência de utilização dos serviços públicos. São mais pessoas cancelando planos de saúde e utilizando o SUS ou benefícios de proteção social, por exemplo.

É importante lembrar que o maior contingente de usuários de serviços públicos são as classes C-D-E. Cidadãos mais informados, uma realidade hoje, também costumam ser mais críticos.”

A análise acima é de autoria do cientista político Sergio Andrade, cientista político e diretor da Agenda Pública (https://agendapublica.org.br/), ONG responsável pela “Pesquisa Nacional: Qualidade dos Serviços. O acesso à pesquisa completa pode ser feito pelo link: www.gestaopublica.org.br

Abaixo, um quadro de todas as questões. Os números apresentados sobre cada questão são os 3 com as maiores porcentagens na resposta

Qual é o maior problema do seu município hoje?

32% Má administração pública

20% Violência

13% Saúde

Comparado com o ano passado, viver no seu município hoje está:

35% Nem melhor, nem pior

37% Melhor

25% Pior

Em uma palavra, como você define os serviços públicos oferecidos pela prefeitura do seu município?

14,7% Ruins

9,1% Razoável

9,1% Bom

Avaliação sobre resolução de problemas que dependem da prefeitura:

Quando você precisou resolver algum problema que dependia da prefeitura (ex: exame, alvará, matrícula, pagamento de taxas, etc.), você julga que este assunto foi resolvido satisfatoriamente?

59% Não

26% Sim

15% Não sei / Não lembro

Qual deveria ser a prioridade número 1 da prefeitura do seu município para melhoria do serviço público prestado?

16% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde

18% Geração de empregos

15% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde

Qual das prioridades apresentadas você considera como a mais importante/prioritária – Primeira resposta

18% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde

16% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde

12% Melhorar o transporte público

Qual das prioridades apresentadas você considera como a mais importante/prioritária – Segunda resposta

16% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde

14% Melhorar o transporte público

13% Geração de empregos

Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à saúde pública:

Disponibilidade de medicamentos

75% Insatisfeito

15% Nem satisfeito, nem insatisfeito

11% Satisfeito

Disponibilidade de médicos(as)

67% Insatisfeito

19% Nem satisfeito, nem insatisfeito

14% Satisfeito

Tempo de espera para a realização de consultas

78% Insatisfeito

13% Nem satisfeito, nem insatisfeito

10% Satisfeito

Tempo de espera para a realização de exames

79% Insatisfeito

13% Nem satisfeito, nem insatisfeito

8% Satisfeito

Quantidade de hospitais municipais no município

68% Insatisfeito

22% Nem satisfeito, nem insatisfeito

10% Satisfeito

Higiene das unidades de saúde/ambientes hospitalares

60% Insatisfeito

21% Nem satisfeito, nem insatisfeito

18% Satisfeito

Qualidade da infraestrutura das unidades de saúde/ambientes hospitalares

70% Insatisfeito

18% Nem satisfeito, nem insatisfeito

12% Satisfeito

Desempenho de médicos e enfermeiros ou outros profissionais de saúde nas unidades de saúde/ambientes hospitalares

49% Insatisfeito

27% Nem satisfeito, nem insatisfeito

23% Satisfeito

Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação ao transporte

Qualidade do asfalto em meu município

71% Insatisfeito

15% Nem satisfeito, nem insatisfeito

13% Satisfeito

Tempo de espera para tomar um ônibus/trem/metrô

76% Insatisfeito

15% Nem satisfeito, nem insatisfeito

9% Satisfeito

Preço das passagens de transporte público

71% Insatisfeito

15% Nem satisfeito, nem insatisfeito

14% Satisfeito

Trânsito

81% Insatisfeito

11% Nem satisfeito, nem insatisfeito

8% Satisfeito

Higiene dos ônibus/metrô/trens

82% Insatisfeito

12% Nem satisfeito, nem insatisfeito

6% Satisfeito

Sinalização de trânsito (placas, faixas de pedestre, sinaleiros, etc)

60% Insatisfeito

17% Nem satisfeito, nem insatisfeito

22% Satisfeito

Poluição sonora ou atmosférica (gases) geradas

79% Insatisfeito

12% Nem satisfeito, nem insatisfeito

9% Satisfeito

Quantidade/ qualidade de ciclovias

70% Insatisfeito

16% Nem satisfeito, nem insatisfeito

14% Satisfeito

Desempenho de condutores, motoristas e de outros profissionais da rede de transportes

68% Insatisfeito

19% Nem satisfeito, nem insatisfeito

13% Satisfeito

 Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à geração de emprego

Apoio da sua prefeitura aos empreendedores

68% Insatisfeito

22% Nem satisfeito, nem insatisfeito

10% Satisfeito

Impostos municipais para empreendedores e empresas

66% Insatisfeito

25% Nem satisfeito, nem insatisfeito

9% Satisfeito

Geração de renda e de empregos

70% Insatisfeito

20% Nem satisfeito, nem insatisfeito

11% Satisfeito

Programas de inovação, incubação ou aceleração de empresas

61% Insatisfeito

29% Nem satisfeito, nem insatisfeito

10% Satisfeito

Programas para inserção de jovens, pessoas mais velhas ou em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

60% Insatisfeito

24% Nem satisfeito, nem insatisfeito

15% Satisfeito

Desempenho de profissionais que atuam em postos de atendimento rápido (Poupatempo, Vap-Vupt, etc)

56% Insatisfeito

31% Nem satisfeito, nem insatisfeito

12% Satisfeito

Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à educação

Qualidade da infraestrutura das escolas municipais

70% Insatisfeito

20% Nem satisfeito, nem insatisfeito

10% Satisfeito

Qualidade do conteúdo aplicado na rede municipal de educação

59% Insatisfeito

26% Nem satisfeito, nem insatisfeito

14% Satisfeito

Qualidade do ensino na rede municipal

65% Insatisfeito

20% Nem satisfeito, nem insatisfeito

15% Satisfeito

Desempenho dos professores e demais profissionais do ensino

44% Insatisfeito

33% Nem satisfeito, nem insatisfeito

24% Satisfeito

Quantidade de escolas municipais

65% Insatisfeito

21% Nem satisfeito, nem insatisfeito

14% Satisfeito

Quantidade de creches municipais

71% Insatisfeito

20% Nem satisfeito, nem insatisfeito

9% Satisfeito

Sensações ao requerer um serviço público municipal

Pensando em todas as vezes em que você teve que requerer um serviço público municipal, quais das seguintes sensações descrevem o que você sentiu ao solicitar/realizar o(s) serviço(s)?

58% Frustração

41% Raiva

40% Preocupação

“A pesquisa é um bom termômetro da aprovação da administração, mas principalmente para saber se os serviços estão funcionando bem. Para melhorar a avaliação, é recomendável que os municípios realizem avaliações mais frequentes, como recomenda a Lei 13.460/2017, o Código de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos, que deve ser implementado por todas as instâncias de governo e também pelo Legislativo e Judiciário.”

Sobre a pesquisa: Foram ouvidos os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife e Goiânia, além da cidade de Belém. O levantamento ocorreu entre 28 de setembro e 1º de outubro por meio de 3.024 entrevistas. A pesquisa foi feita com uma amostra por meio de cotas variáveis, que distribuiu a população conforme os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2023 e do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Em Foco Assessoria de Comunicação)

Tags: crises e desorganizaçãoDestaquediz pesquisaimpactamserviços públicossobrecarga
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