A ONG Agenda Pública divulgou ontem,14, a pesquisa de opinião sobre a qualidade dos serviços públicos municipais com moradores de Belém e mais nove capitais. Os resultados mostram que os cidadãos estão mais insatisfeitos e exercem crítica pressão sobre os governantes.
“O excesso de demanda nos serviços públicos nos últimos anos devido a crises, mudança no Ministério da Educação, e a falta de organização da saúde em nível federal no último governo, afetaram a oferta de serviços pelos municípios e ajudam a explicar a avaliação mais crítica dos cidadãos, captada pela pesquisa.
Nos últimos anos, a falta de crescimento econômico e a crise sanitária da Covid-19 levaram a um aumento na demanda e frequência de utilização dos serviços públicos. São mais pessoas cancelando planos de saúde e utilizando o SUS ou benefícios de proteção social, por exemplo.
É importante lembrar que o maior contingente de usuários de serviços públicos são as classes C-D-E. Cidadãos mais informados, uma realidade hoje, também costumam ser mais críticos.”
A análise acima é de autoria do cientista político Sergio Andrade, cientista político e diretor da Agenda Pública (https://agendapublica.org.br/), ONG responsável pela “Pesquisa Nacional: Qualidade dos Serviços. O acesso à pesquisa completa pode ser feito pelo link: www.gestaopublica.org.br
Abaixo, um quadro de todas as questões. Os números apresentados sobre cada questão são os 3 com as maiores porcentagens na resposta
Qual é o maior problema do seu município hoje?
32% Má administração pública
20% Violência
13% Saúde
Comparado com o ano passado, viver no seu município hoje está:
35% Nem melhor, nem pior
37% Melhor
25% Pior
Em uma palavra, como você define os serviços públicos oferecidos pela prefeitura do seu município?
14,7% Ruins
9,1% Razoável
9,1% Bom
Avaliação sobre resolução de problemas que dependem da prefeitura:
Quando você precisou resolver algum problema que dependia da prefeitura (ex: exame, alvará, matrícula, pagamento de taxas, etc.), você julga que este assunto foi resolvido satisfatoriamente?
59% Não
26% Sim
15% Não sei / Não lembro
Qual deveria ser a prioridade número 1 da prefeitura do seu município para melhoria do serviço público prestado?
16% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde
18% Geração de empregos
15% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde
Qual das prioridades apresentadas você considera como a mais importante/prioritária – Primeira resposta
18% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde
16% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde
12% Melhorar o transporte público
Qual das prioridades apresentadas você considera como a mais importante/prioritária – Segunda resposta
16% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde
14% Melhorar o transporte público
13% Geração de empregos
Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à saúde pública:
Disponibilidade de medicamentos
75% Insatisfeito
15% Nem satisfeito, nem insatisfeito
11% Satisfeito
Disponibilidade de médicos(as)
67% Insatisfeito
19% Nem satisfeito, nem insatisfeito
14% Satisfeito
Tempo de espera para a realização de consultas
78% Insatisfeito
13% Nem satisfeito, nem insatisfeito
10% Satisfeito
Tempo de espera para a realização de exames
79% Insatisfeito
13% Nem satisfeito, nem insatisfeito
8% Satisfeito
Quantidade de hospitais municipais no município
68% Insatisfeito
22% Nem satisfeito, nem insatisfeito
10% Satisfeito
Higiene das unidades de saúde/ambientes hospitalares
60% Insatisfeito
21% Nem satisfeito, nem insatisfeito
18% Satisfeito
Qualidade da infraestrutura das unidades de saúde/ambientes hospitalares
70% Insatisfeito
18% Nem satisfeito, nem insatisfeito
12% Satisfeito
Desempenho de médicos e enfermeiros ou outros profissionais de saúde nas unidades de saúde/ambientes hospitalares
49% Insatisfeito
27% Nem satisfeito, nem insatisfeito
23% Satisfeito
Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação ao transporte
Qualidade do asfalto em meu município
71% Insatisfeito
15% Nem satisfeito, nem insatisfeito
13% Satisfeito
Tempo de espera para tomar um ônibus/trem/metrô
76% Insatisfeito
15% Nem satisfeito, nem insatisfeito
9% Satisfeito
Preço das passagens de transporte público
71% Insatisfeito
15% Nem satisfeito, nem insatisfeito
14% Satisfeito
Trânsito
81% Insatisfeito
11% Nem satisfeito, nem insatisfeito
8% Satisfeito
Higiene dos ônibus/metrô/trens
82% Insatisfeito
12% Nem satisfeito, nem insatisfeito
6% Satisfeito
Sinalização de trânsito (placas, faixas de pedestre, sinaleiros, etc)
60% Insatisfeito
17% Nem satisfeito, nem insatisfeito
22% Satisfeito
Poluição sonora ou atmosférica (gases) geradas
79% Insatisfeito
12% Nem satisfeito, nem insatisfeito
9% Satisfeito
Quantidade/ qualidade de ciclovias
70% Insatisfeito
16% Nem satisfeito, nem insatisfeito
14% Satisfeito
Desempenho de condutores, motoristas e de outros profissionais da rede de transportes
68% Insatisfeito
19% Nem satisfeito, nem insatisfeito
13% Satisfeito
Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à geração de emprego
Apoio da sua prefeitura aos empreendedores
68% Insatisfeito
22% Nem satisfeito, nem insatisfeito
10% Satisfeito
Impostos municipais para empreendedores e empresas
66% Insatisfeito
25% Nem satisfeito, nem insatisfeito
9% Satisfeito
Geração de renda e de empregos
70% Insatisfeito
20% Nem satisfeito, nem insatisfeito
11% Satisfeito
Programas de inovação, incubação ou aceleração de empresas
61% Insatisfeito
29% Nem satisfeito, nem insatisfeito
10% Satisfeito
Programas para inserção de jovens, pessoas mais velhas ou em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho
60% Insatisfeito
24% Nem satisfeito, nem insatisfeito
15% Satisfeito
Desempenho de profissionais que atuam em postos de atendimento rápido (Poupatempo, Vap-Vupt, etc)
56% Insatisfeito
31% Nem satisfeito, nem insatisfeito
12% Satisfeito
Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à educação
Qualidade da infraestrutura das escolas municipais
70% Insatisfeito
20% Nem satisfeito, nem insatisfeito
10% Satisfeito
Qualidade do conteúdo aplicado na rede municipal de educação
59% Insatisfeito
26% Nem satisfeito, nem insatisfeito
14% Satisfeito
Qualidade do ensino na rede municipal
65% Insatisfeito
20% Nem satisfeito, nem insatisfeito
15% Satisfeito
Desempenho dos professores e demais profissionais do ensino
44% Insatisfeito
33% Nem satisfeito, nem insatisfeito
24% Satisfeito
Quantidade de escolas municipais
65% Insatisfeito
21% Nem satisfeito, nem insatisfeito
14% Satisfeito
Quantidade de creches municipais
71% Insatisfeito
20% Nem satisfeito, nem insatisfeito
9% Satisfeito
Sensações ao requerer um serviço público municipal
Pensando em todas as vezes em que você teve que requerer um serviço público municipal, quais das seguintes sensações descrevem o que você sentiu ao solicitar/realizar o(s) serviço(s)?
58% Frustração
41% Raiva
40% Preocupação
“A pesquisa é um bom termômetro da aprovação da administração, mas principalmente para saber se os serviços estão funcionando bem. Para melhorar a avaliação, é recomendável que os municípios realizem avaliações mais frequentes, como recomenda a Lei 13.460/2017, o Código de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos, que deve ser implementado por todas as instâncias de governo e também pelo Legislativo e Judiciário.”
Sobre a pesquisa: Foram ouvidos os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife e Goiânia, além da cidade de Belém. O levantamento ocorreu entre 28 de setembro e 1º de outubro por meio de 3.024 entrevistas. A pesquisa foi feita com uma amostra por meio de cotas variáveis, que distribuiu a população conforme os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2023 e do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Em Foco Assessoria de Comunicação)